Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5539
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Eunecir Constância Eller de-
dc.date.accessioned2016-10-14T19:05:19Z-
dc.date.available2016-10-14T19:05:19Z-
dc.date.issued2014-12-10-
dc.identifier.citationFREITAS, Eunecir Constância Eller de. A ludicidade no processo ensino - aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5539-
dc.description.abstractThis work was themed play activities, where research shows the importance of developing them, making it more attractive teaching and learning for children with special needs. The result of this work highlights a proposal to enhance the physical and manual processes, proposing activities and learning moments defined, built and evaluated by the teacher and the learner in real and diverse learning situations. Becoming very clear that when the student can’t assimilate new learning, the teacher can create through play activities, new proposals to work with the contents difficulty. This paper proved that when the teacher presents the playful for their students, they feel more motivated to develop activities that make them important, feeling responsible and able to fabricate toys and thereby overcome the challenges that are presented to the same. The playful becomes important because opportunity strengthening of thought and develops children's imagination through play. Highlighting the playfulness here that not only delights the children but also exercises the reasoning, logical thinking and develops the childlike expression. And this comes from the fact that classrooms are worked different games and activities, taking into account the physical, intellectual and social development, with in accordance with this progressive process and more complex game play.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectCrianças deficientes - Educaçãopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectChildren with disabilities - Educationpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.titleA ludicidade no processo ensino: aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiaispt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática as atividades lúdicas, onde a pesquisa mostra a importância de desenvolvê-las, tornando o ensino-aprendizagem mais atraente para crianças com necessidades especiais. O resultado deste trabalho destaca uma proposta de valorizar os processos corporais e manuais, propondo atividades e momentos de aprendizagem definidas, construídas e avaliadas pelo professor e seus educando em situações reais e diversificadas de aprendizagem. Ficando muito explícito que quando o aluno não consegue assimilar novas situações de aprendizagem, o professor pode criar mediante atividades lúdicas, novas propostas para se trabalhar os conteúdos com maiores dificuldades. Este trabalho comprovou que quando o professor apresenta o lúdico para seus alunos, eles se sentem mais motivados a desenvolver as atividades que os tornam importantes, sentindo-se responsáveis e com capacidades para confeccionar os brinquedos e desta forma, vencer os desafios que são apresentados para os mesmos. O lúdico se torna importante pelo fato de oportunizar o fortalecimento do pensamento, bem como desenvolver a imaginação das crianças através das brincadeiras. Destacando aqui que o lúdico não só encanta as crianças, mas também exercita o raciocínio, o pensamento lógico e desenvolve a expressão infantil. E isso se dá pelo fato de que nas salas de aula são trabalhados diferentes jogos e brincadeiras, levando-se em conta o desenvolvimento físico, intelectual e social, apresentando de acordo com este processo progressivo jogos e brincadeiras mais complexas.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Berghauser, Neron Alipio Cortes-
dc.contributor.referee1Berghauser, Neron Alipio Cortes-
dc.contributor.referee2Lima, Ivone Teresinha Carletto de-
dc.contributor.referee3Santos, Cidmar Ortiz dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_44.pdf525 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.