Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/558
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLoregian, André-
dc.date.accessioned2012-12-06T16:52:31Z-
dc.date.available2012-12-06T16:52:31Z-
dc.date.issued2012-09-28-
dc.identifier.citationLOREGIAN, André. Elaboração e contextualização de equipamentos didáticos alternativos para o ensino de Química. 2012. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/558-
dc.description.abstractNowadays, laboratory practice has been commonly used in order to make the class more attractive Chemistry, and relate theories studied in the classroom with the student's daily life. With the purpose of reducing costs for installation and maintenance of Chemistry laboratory to produce the necessary conditions for the development of a class, this work aims at bringing together equipment that could be built by reusing low-cost alternative materials, and reusing disposables. For this, a survey was made of existing possibilities, with subsequent construction of equipment, followed the completion of a lecture demonstration for teachers of a school of public Pato Branco - PR and students of Universidade Federal do Paraná and participants from Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID - this program, applied this teaching unit.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectLaboratórios químicospt_BR
dc.subjectChemistry (High School)pt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectChemical laboratoriespt_BR
dc.titleElaboração e contextualização de equipamentos didáticos alternativos para o ensino de Químicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNos dias atuais, atividades práticas de laboratório têm sido comumente utilizadas com o intuito de tornar a aula de Química mais atrativa, além de relacionar teorias estudadas em sala de aula com o cotidiano do aluno. Baseado no propósito da diminuição de custos de montagem e manutenção de um laboratório de Química que apresente condições necessárias de desenvolvimento de uma aula, este trabalho visa reunir equipamentos que possam ser construídos por meio da reutilização de materiais alternativos de baixo custo, além de reaproveitamento de materiais descartáveis. Para isso, fez-se uma pesquisa das possibilidades existentes, com posterior construção dos equipamentos, seguido da realização de uma aula demonstrativa para professores de um colégio da rede pública de Pato Branco – PR e alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID - programa este, aplicado nesta unidade de ensino.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Larissa Macedo dos-
dc.contributor.advisor-co1Vestena, Mauro-
dc.subject.cnpqLicenciatura em Químicapt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2012_1_03.pdf694,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.