Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5651
Título: Gerência de riscos: estudo de caso de um posto de lavagem de veículos automotores
Autor(es): Leal Filho, Nelson Ramos
Orientador(es): Pereira Filho, José Ilo
Palavras-chave: Ambiente de trabalho - Avaliação de riscos
Administração de risco
Postos de lavagem de carros
Work environment - Risk assessment
Risk management
Car wash industry
Data do documento: 22-Mai-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: LEAL FILHO, Nelson Ramos. Gerência de riscos: estudo de caso de um posto de lavagem de veículos automotores. 2015. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
Resumo: A preocupação com a qualidade de vida dos colaboradores, por parte das empresas, sendo elas públicas ou privadas, vem aumentando. Seja através de melhorias nos postos de trabalho, utilização de equipamentos de proteção individual ou coletiva, entre outros. Desta forma, este trabalho teve como objetivo principal o gerenciamento dos riscos em um posto de lavagem de veículos do município de Dois Vizinhos. A metodologia dividiu-se em 3 (três) etapas principais, sendo elas: 1) Levantamento dos processos adotados para a lavagem dos veículos, através de estudos de caso; 2) Gerenciamento dos riscos através da aplicação da ferramenta de gestão de riscos, proposta por Baker et al. (1999); 3) Indicação de métodos para a eliminação ou minimização de tais riscos e monitoramento.
Abstract: Concern about the employes’ life quality, by companies, beying them a public or a private company, is increasing. Whether through improvements in the workplace, by using personal protective equipment or collective protective equipments, among others. Thus, this study aimed to manage risks in Dois Vizinhos City Hall’s vehicles washes. The methodology was divided into three (3) main stages, namely: 1) Survey of the processes adopted for washing of vehicles belonging to the fleet, through different case studies; 2) risk management through the application of risk management tool, proposed by Baker et al. (1999); 3) Indication of methods to eliminate or minimize such risks.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5651
Aparece nas coleções:PB - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_CEEST_V_2015_26.pdf3,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.