Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5735
Título: Desenvolvimento de procedimento para a realização de ensaio de fadiga por flexão-rotativa e obtenção da vida em fadiga da liga AA6063-T6
Autor(es): Tronco, Luiz Fernando
Orientador(es): Verona, Silvana Patricia
Palavras-chave: Metais - Fadiga
Flexão (Engenharia civil)
Resistência de materiais
Metals - Fatigue
Flexure
Strength of materials
Data do documento: 17-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: TRONCO, Luiz Fernando. Desenvolvimento de procedimento para a realização de ensaio de fadiga por flexão-rotativa e obtenção da vida em fadiga da liga AA6063-T6. 2016. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um procedimento para ensaios na máquina de testes de fadiga de vigas rotativas em alta velocidade modelo R.R. Moore disponibilizada no laboratório de Ensaios Mecânicos – H005 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná concedendo um procedimento de ensaio para fins didáticos. Apresenta a origem do termo fadiga, estágios da falha por fadiga, a obtenção das propriedades de resistência à fadiga, fatores que afetam a resistência à fadiga em projetos de engenharia, bem como as consequências da falha por fadiga. Apresenta as formas de ensaio focando no ensaio de flexão-rotativa e a apresentação de resultados segundo norma ISO. O estudo verificou o comportamento da liga AA6063-T6 quando aplicado uma tensão alternante de 215,80 Mpa em vários corpos de prova, próximos aos seus 90% de tensão de ruptura e com tensões variáveis para apresentação da curva de Wöhler.
Abstract: This work presents the development of a procedure for trials in a fatigue testing machine of high-speed rotating beams R.R. Moore model available in Mechanical Testing Laboratory - H005 at Federal Technological University of Paraná granting a procedure test for teaching purposes. Shows the origin of the term fatigue, fatigue failure stages, obtaining the fatigue resistance properties, factors affecting the fatigue strength in engineering projects, as well as the fatigue failure consequences. Presents ways to test focusing on rotating bending trial and the presentation of results according to ISO standard. The study verified the AA6063-T6 alloy behavior when applied an alternating stress of 215.80 Mpa in various samples, close to their 90% of yield strength and variable stresses for presentation of the Wöhler curve.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5735
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_DAMEC_2016_1_01.pdf2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.