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Título: Prototipagem virtual: simulação dinâmica de conjunto para mobilidade de cadeirantes
Autor(es): Guedes, Bruno Turmina
Orientador(es): Oliveira, Gilson Adamczuk
Palavras-chave: Projeto de produto
Equipamentos de autoajuda para deficientes
Automação
Deficientes - Orientação e mobilidade
Product design
Self-help devices for people with disabilities
Automation
People with disabilities - Orientation and mobility
Data do documento: Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: GUEDES, Bruno Turmina. Prototipagem virtual: simulação dinâmica de conjunto para mobilidade de cadeirantes. 2015. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
Resumo: Esta pesquisa busca realizar a simulação dinâmica de um conjunto para mobilidade de cadeirantes através da prototipagem virtual. Protótipo este concebido à luz do Desdobramento da Função Qualidade (QFD) e também do Planejamento e Desenvolvimento de Produtos (PDP). Este projeto é voltado à tecnologia assistiva visa melhorar e auxiliar a mobilidade dos cadeirantes através de um front-bike, dispositivo que adiciona uma terceira roda às cadeiras de rodas convencionais a fim de adicionar um powertrain (trem de força) elétrico à cadeira do usuário. O protótipo virtual foi analisado através do método por elementos finitos. Estas análises envolveram fenômenos físicos que são de imprescindível relevância ao detalhamento e dimensionamento do protótipo, como a análise dinâmica e o escoamento de fluidos sob a carenagem do protótipo (ou aerodinâmica).
Abstract: This research seeks to accomplish the dynamic simulation of a group for wheelchair user mobility through virtual prototyping. This prototype was designed based on Quality Function Deployment (QFD) and also the New Product Development methodology (NPD). This project focused on assistive technology aims to improve and assist the mobility of wheelchair users through a front-bike, a device that adds a third wheel to conventional wheelchairs to add an electric powertrain from wheelchair user. The virtual prototype has been analyzed by finite element method. These tests involved physical phenomena that are of essential importance and the detail design of the prototype, as the dynamic analysis of the flow of fluids under the careen of the prototype (or aerodynamic).
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5742
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