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Título: A música popular brasileira e a ditadura militar: vozes de coragem como manifestações de enfrentamento aos instrumentos de repressão
Autor(es): Maia, Adriana Valério
Orientador(es): Stankiewicz, Mariese Ribas
Palavras-chave: Ditadura
Música popular - Brasil
Censura
Dictatorship
Popular music - Brazil
Censorship
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: MAIA, Adriana Valério. A música popular brasileira e a ditadura militar: vozes de coragem como manifestações de enfrentamento aos instrumentos de repressão. 2015. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar e refletir a relação entre a história politica e social do país com o poder das músicas e canções durante o período da ditadura militar instaurada no Brasil. Com o regime militar instaurado no Brasil e pelo período de 21 anos que seguiram, muitas manifestações de repúdio aconteceram através dos festivais de canções, ou seja, a música popular brasileira e onde as manifestações vincularam-se a ideais políticos e culturais, uma vez que o golpe de 64 trouxe inúmeras mudanças tanto para a sociedade como para a política instaurando um clima de represália e censura. Assim, na luta contra a censura e contra o controle imposto nesta época, muitos artistas populares, ligados à música, tornaram-se porta-vozes das vozes sufocadas e reprimidas.
Abstract: The present article aims to analyse and speculate the relation between the political and the social history of the country with the power of songs during the military dictatorship period stablished in Brazil. Along with the military regime stablished in Brazil and the 21-year period that followed, several manifestations of repudiation happened through the songs festivals, that means, the brazilian popular music and where the manifestations got linked to political and cultural patterns, once the 64‟s coup brought uncountable changes, not only for the society but also to the politic introducing a reprisal and censorship mood. That way, in the fight against the censorship and the control forced that time, many popular artists, connected to music, became spokesperson of the stifled and repressed voices.
Descrição: O trabalho foi aceito para publicação no IV CELL - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários / 2015
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5837
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