Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5881
Título: Estudo de um sistema de captação de águas pluviais para uso não potável em moradias sociais em Campo Mourão - PR
Autor(es): Crozariolli Neto, Eduardo Luiz
Orientador(es): Moreira, Vera Lúcia Barradas
Palavras-chave: Água - Captação
Águas pluviais
Água - Desperdício
Water, harvesting
Rain-water (Water-supply)
Water - Waste
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Referência: CROZARIOLLI NETO, Eduardo Luiz. Estudo de um sistema de captação de águas pluviais para uso não potável em moradias sociais em Campo Mourão - PR. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2014.
Resumo: O estudo referente ao aproveitamento da chuva para fins não potáveis tem por objetivo avaliar o potencial de implantação de um sistema de captação pluvial para uso não potável no tanque, máquina de lavar roupas, lavagem de carro e jardinagem em moradias sociais na cidade de Campo Mourão. Em vista do descaso, desperdício e uso irresponsável de água potável, o conceito de consumo sustentável se destaca e o aproveitamento da chuva é uma das alternativas mais estudadas. A pesquisa constitui-se da apresentação de um projeto de moradia social, dos índices pluviométricos da cidade e a sequência de cálculo dos componentes do sistema, calha, reservatórios, motobomba, e a tubulação de abastecimento dos pontos de utilização. Ainda relaciona e orça os materiais que compõe o sistema e analisa a potencial economia que o sistema promove no volume de água potável que será substituído por água da chuva e o reflexo financeiro desta economia. Concluindo-se satisfatoriamente para a potencialidade pluviométrica de Campo Mourão para o fim proposto, e insatisfatoriamente quanto aos custos de implantação comparados ao retorno financeiro que o sistema promove.
Abstract: The study referring to the utilization of rain for non-potable purposes have the goal to evaluate the potential deployment of a system of rainwater for non-potable uses in tank, washing machine, car wash and gardening on social houses in Campo Mourao. Looking at the neglect, waste and irresponsible use of potable water, the concept of sustainable consumption stands and the use of rainwater is one of the most studied alternatives. The research is a presentation of a project of social housing, the rainfall in the city and a sequence of calculation of system components, gutter, reservoir, motorpump, and piping supplies to points of use. Also, lists and budget materials that compose the system and analyze the potential savings that the system promotes with the volume of potable water that will be replaced by rainwater and the financial impact of this economy. Concluding satisfactorily for the rainfall potential of Campo Mourao to the proposed goal, and unsatisfactorily for deployment costs compared to the financial return the system promotes.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5881
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CM_COECI_2014_1_12.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.