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Título: Estudo comparativo de misturas asfálticas tipo sma efetuadas com asfalto modificado por polímero e asfalto modificado por borracha
Autor(es): Pazinatto, Joao Antonio Maluta
Orientador(es): Santos, Eliana Fernandes dos
Palavras-chave: Asfalto
Misturas (Química)
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Asphalt
Mixtures
Recycling (Waste, etc.)
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Referência: PAZINATTO, João Antonio Maluta. Estudo comparativo de misturas asfálticas tipo SMA efetuadas com asfalto modificado por polímero e asfalto modificado por borracha. 2014. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2014.
Resumo: O trabalho tem por objetivo geral a análise comparativa do teor ótimo e do escorrimento do ligante asfáltico entre duas misturas asfálticas tipo SMA (Stone Mastic Asphalt) efetuadas com agregados procedentes da região de Campo Mourão, Paraná. Para se atingir o objetivo, o trabalho foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa, foram elaboradas duas misturas SMA na faixa granulométrica Alemã 0/11S sendo uma delas efetuada de forma convencional, ou seja, composta por agregados, fíler, asfalto modificado por polímero e fibras de celulose e outra composta por agregados, fíler, asfalto borracha e sem a introdução de fibras de celulose. Para as duas misturas foram obtidos todos os parâmetros fornecidos pela Dosagem Marshall, destacando-se o teor ótimo de ligante. Na segunda etapa, a partir do teor ótimo de ligante encontrado para cada uma das misturas, foi realizado o teste do escorrimento pelo Método de Schellenberg. O teste foi executado para as duas misturas, nos seus respectivos teores ótimos de ligante, a fim de verificar a viabilidade técnica da exclusão das fibras de celulose em misturas SMA complementarmente ao uso de asfalto borracha, que apresenta maior viscosidade, em substituição ao asfalto modificado por polímero. Os ensaios foram todos realizados em laboratório seguindo as normas vigentes do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Abstract: The work has the objective comparative analysis of the optimal content and draining asphalt binder between two asphalt mixtures SMA (Stone Mastic Asphalt) made with aggregates coming from the region of Campo Mourão, Paraná. To achieve the goal, the work was divided into two stages. In the first step, two mixtures were prepared SMA particle size in the range German 0/11S one being effected conventionally, ie, composed of aggregates, fillers, and polymer modified asphalt and other cellulose fibers composed of aggregates, fillers, asphalt rubber and without the introduction of cellulose fibers. For both mixtures all parameters provided by Dosage Marshall, highlighting the great binder content were obtained. In the second step, as the optimum binder content found for each mixture, the drip test method by Schellenberg was performed. The test was run for the two mixtures at their respective optimum levels of binder in order to check the technical feasibility of excluding the cellulose fibers in blends complementary to the use of rubberized asphalt, which has higher viscosity, replacing the modified asphalt SMA polymer. The tests were all performed in the laboratory according to prevailing regulations DNIT (National Department of Transport Infrastructure).
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5888
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