Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5919
Título: Ergonomia e usabilidade em uma biblioteca infantil itinerante
Autor(es): Bertocco, Andrea Biagi
Orientador(es): Michaloski, Ariel Orlei
Palavras-chave: Bibliotecas infantis
Bibliotecas circulantes
Ergonomia
Libraries, Children's
Traveling libraries
Human engineering
Data do documento: 28-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Referência: BERTOCCO, Andrea Biagi. Ergonomia e usabilidade em uma biblioteca infantil itinerante. 2014. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a situação da construção de uma biblioteca itinerante infantil. Para o desenvolvimento do projeto foi utilizado como espaço físico, um ônibus escolar adaptado para receber móveis e livros dentro das características do seu público alvo, crianças de 4 a 7 anos de idade. Toda a estrutura interna e externa do itinerante é atrativa, de fácil manuseio, sendo que toda a sua construção e desenvolvimento baseou-se na ergonomia e na usabilidade. O destaque do trabalho é o ambiente interno do ônibus, pois o mesmo receberá um mobiliário adequado para o seu público alvo, de acordo com os princípios do Ergonomia e Usabilidade. Todo o projeto do ônibus infantil itinerante partiu de uma ideia de incentivo à leitura, mas com foco na ambientação do veículo, o qual deveria ter elementos físicos que contribuíssem para esse apoio, de maneira acessível, atrativa, segura e criativa, como também, um ambiente totalmente lúdico e cognitivo.
Abstract: The goal of this study is to analyzing the construction of a strolling child library. The space provided for the project is a school bus adapted as to receive furniture and a book collection adequate for children of four to seven years old. The whole structure, inside and out, is attractive, easy to handle and having ergonomy and usability as guides for the development and construction of the prototype. The main part of the work is the internal environment of the bus. The whole project was created based on the belief of the importance of encouraging reading among children. The interior design of the bus contributes for fostering reading interests, on an accessible, attractive, safe and creative way through a cognitive, playful ambience.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5919
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_CEEP_2013_1_04.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.