Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5973
Título: Um método para a refatoração de software baseado em frameworks de domínio
Autor(es): Barros, Víctor Pedroso Ambiel
Orientador(es): Matos, Simone Nasser
Palavras-chave: Engenharia de software
Software - Refatoração
Framework (Arquivo de computador)
Software engineering
Software refactoring
Framework (Computer file)
Data do documento: 5-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Referência: BARROS, Víctor Pedroso Ambiel. Um método para refatoração de software baseado em frameworks de domínio. 2015. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2015.
Resumo: Um framework de domínio é formado por um conjunto de classes que capturam o conhecimento e especialidade em um domínio de problema particular e são criados por grupos de desenvolvedores que muitas vezes não seguem a aplicação correta dos conceitos orientados a objeto. Para melhorar a flexibilidade, legibilidade, reusabilidade, expansibilidade e manutenibilidade dos frameworks de domínio pode-se usar a refatoração de software. O processo de refatoração é facilitado quando se usa métodos específicos para a aplicação das técnicas de refatoração o que garante um melhor resultado no produto final. Métodos de refatoração na literatura ou atende uma linguagem de programação específica ou são mais abrangentes. Este trabalho criou um método de refatoração usando como referência os métodos da literatura, capaz de ajudar os desenvolvedores na refatoração de aplicações construídas com os conceitos de frameworks de domínio. O método proposto é formado por três etapas principais: Entender o sistema, Ordenar os módulos e Refatorar Módulos. A diferença entre o método proposto e os da literatura é que prevê a aplicação de metapadrões, inversão de controle e uso de ferramenta de refatoração em suas etapas. O estudo de caso em que o método foi aplicado é o Framework de Formação de Preço de Venda (FrameMK), desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Sistemas de Informação do Câmpus Ponta Grossa, que tem a finalidade de calcular o preço de venda de um produto ou serviço. Os resultados da aplicação do método no FrameMK foram: melhorou a complexidade do código, diminui a quantidade de bad smells e a duplicação de código, o código ficou mais reusável e flexível e houve um aumento na qualidade do software em relação a expectativas do seu ciclo de vida.
Abstract: A domain framework consists of a set of classes that capture the knowledge and expertise in a particular problem domain and are created by groups of developers who often do not follow the correct application of object-oriented concepts. To improve flexibility, readability, reusability, scalability and maintainability of domain frameworks can use refactoring software. The refactoring process is facilitated when using specific methods for applying the refactoring techniques which ensures a better result in the final product. Refactoring methods in the literature or answer a specific programming language or are more comprehensive. This paper created a method refactoring with reference to the methods of literature, able to assist developers in refactoring applications built with domain frameworks concepts. The proposed method consists of three main steps: Understanding the system, Sort modules and Refactor modules. The difference between the proposed method and the literature is that it provides for metapatterns, inversion of control and use of refactoring tool in their steps. The case study in which the method was applied is the Framework of Sales Price Formation (FrameMK), developed by the Research Group Information Systems on Campus Ponta Grossa, which have the purpose of calculating the selling price of a product or service. The results of applying the method in FrameMK were: improved code complexity, reduces the quantity of bad smells and the duplication code, the code became more reusable and flexible and there was an increase in the quality of software in relation to expectations of its cycle life.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5973
Aparece nas coleções:PG - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COCIC_2015_2_06.pdf2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.