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Título: A qualidade no serviço de transporte público na linha 8 da CPTM de acordo com as percepções de seus usuários
Autor(es): Costa, Débora Carolina da
Orientador(es): Rauber, Denise
Palavras-chave: Administração pública
Qualidade de vida
Serviço ao cliente - Qualidade
Public administration
Quality of life
Customer services - Quality
Data do documento: 11-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: COSTA, Débora Carolina da. A qualidade no serviço de transporte público na linha 8 da CPTM de acordo com as percepções de seus usuários. 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática analisar as percepções dos usuários com relação aos serviços prestados na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com foco na Linha 8 – Diamante. Para o desenvolvimento da pesquisa foi analisado o fluxo de viagens na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e os dados obtidos pela pesquisa realizada pela empresa ANTP - Associação dos Transportes Públicos. Com base nos resultados da pesquisa de opinião com os usuários, foram identificados aspectos positivos e negativos do serviço prestado. A análise dos dados permitiu verificar quais ações de melhorias estão sendo tomadas no transporte público, para que ele se transforme em um modo mais utilizado. As ações voltadas ao transporte público demonstram a necessidade de pensar nele de uma maneira geral, como um problema de políticas públicas que interfere no bem estar do cidadão.
Abstract: This study was to analyze the thematic perceptions of users with respect to services rendered in Paulista Metropolitan Trains Company (CPTM), focusing on Line 8 - Diamond. For the development of research analyzes the flow of trips in the Metropolitan Region of São Paulo (MRSP) and the data obtained by research firm ANTP - Association of Public Transport. Based on the results of the survey with users, both positive and negative aspects of service were identified. Data analysis has shown that improvement actions are being taken on public transportation, so that it becomes a more frequently used mode. Actions directed to public transport demonstrate the need to think about it in a general way, as a public policy problem that interferes with the well being of citizens.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6147
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