Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6247
Título: O desejo como pressuposto para a aprendizagem de matemática
Autor(es): Severo, Leonardo
Orientador(es): Merli, Renato Francisco
Palavras-chave: Aprendizagem
Psicologia da aprendizagem
Learning
Learning, Psychology of
Data do documento: 23-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Referência: SEVERO, Leonardo. O desejo como pressuposto para a aprendizagem de matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2015.
Resumo: São inúmeros os problemas encontrados em sala de aula. Estes problemas envolvem desde fatores estruturais até as relações interpessoais que ocorrem no ambiente escolar. A relação existente entre sujeito e conhecimento matemático também sofre influência desses fatores, relação a qual por vezes é conflituosa. Encontramos em sala de aula sujeitos que não veem a matemática como objetivo em suas vidas. Por meio desta pesquisa, buscou-se compreender como o desejo (dos alunos) influencia nessa situação e o papel exercido por pais e professores nesse processo (por meio do olhar do aluno). A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada e a análise desses dados se deu por meio de uma abordagem em sua essência, qualitativa. A partir dos resultados encontrados, esperamos contribuir para que o professor possa rever sua postura em sala de aula e voltar sua prática a estimular o desejo do aluno a fim de efetivar a aprendizagem dos conteúdos matemáticos.
Abstract: There are countless problems encountered in the classroom. These problems range from structural factors to interpersonal relationships that occur in the school environment. The relationship between subject and mathematical knowledge is also influenced by these factors, what can sometimes be conflicting. We found students in the classroom who do not see mathematics as a goal in their lives. Through this research, we sought to understand how the desire (of the students) influences this situation and the role played by parents and teachers in this process (through the look of the student). The data collection was performed using a semi-structured interview and the analysis of such data occurred through an essentially qualitative approach. From these results, we hope to contribute so that the teacher can review their position in the classroom and return their practice to stimulate the student desire in order to accomplish the learning of mathematical contents.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6247
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEONARDO SEVERO.pdf567,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.