Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6263
Título: Diagnóstico da percepção ambiental de docentes do ensino fundamental I de uma escola municipal de Foz do Iguaçu - PR
Autor(es): Carvalho, Fabricio Freitas de
Orientador(es): Costa, Michelle Budke
Palavras-chave: Educação ambiental
Gestão ambiental
Desenvolvimento sustentável
Environmental education
Environmental management
Sustainable development
Data do documento: 28-Fev-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: CARVALHO, Fabricio Freitas de. Diagnóstico da percepção ambiental de docentes do ensino fundamental I de uma escola municipal de Foz do Iguaçu - PR. 2015. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: A análise da percepção ambiental, que busca compreender as inter-relações entre o homem e o ambiente a partir da análise dos indivíduos frente a suas realidades, instigou a elaboração deste trabalho de pesquisa no âmbito da educação básica, considerando o papel fundamental destas instituições nos processos de desenvolvimento local e de formação cidadã. O diagnóstico da percepção ambiental de docentes do ensino fundamental I de uma escola municipal de Foz do Iguaçu - PR baseou-se no levantamento de informações qualitativas obtidas por meio de um questionário aberto. Esta pesquisa objetivou caracterizar o perfil dos docentes estudados e analisar suas concepções sobre meio ambiente e educação ambiental, identificando as aplicações práticas e as dificuldades relacionadas ao trabalho com educação ambiental. Os resultados obtidos direcionam para possíveis readequações e melhorias, bem como para a necessidade de pesquisas complementares mais abrangentes.
Abstract: The analysis of environmental perception, aiming to understand the interrelationships between man and the environment from the analysis of forward individuals to their realities, instigated the development of this research in basic education, given the fundamental role of these institutions in local development processes and civic education. The diagnosis of environmental perception of elementary school teachers of a public school of Foz do Iguaçu - PR was based on the collection of qualitative information obtained through an open questionnaire. This research aimed to characterize the profile of the studied teachers and analyze his conceptions on the environment and environmental education, identifying the practical applications and the difficulties related to working with environmental education. The results point towards possible improvements and Readjustments as well as the need for broader complementary research.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6263
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_VI_2014_34.pdf546,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.