Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6277
Título: Gestão do design como diferencial estratégico competitivo na indústria do vestuário de moda
Autor(es): Souza, Juliana Aparecida de
Orientador(es): Berton, Tamissa Juliana Barreto
Palavras-chave: Desenho de moda
Vestuário - Indústria
Fashion drawing
Clothing and dress - Industry
Data do documento: 26-Ago-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Referência: SOUZA, Juliana Aparecida de. Gestão do design como diferencial estratégico competitivo na indústria do vestuário de moda. 2013. 136 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2013.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo apresentar as contribuições da gestão do design como ferramenta estratégica no setor de desenvolvimento de produto para pequena empresa. Para tanto, foi elaborado conceitos e bases teóricas sobre a gestão do design, que permitiram compreender a importância do design estratégico estar envolvido na organização. Abordou-se também, a importância que a inovação, a qualidade e a cultura organizacional assumiram no contexto das organizações contemporâneas. A utilização da gestão do design como elemento de articulação estratégica para empresa de porte pequeno do vestuário de moda supre o empirismo e a improvisação até então dominante. Com isso, há a necessidade de criar um produto de moda com o desenvolvimento envolvido no estudo realizado com o principal diferencial competitivo que é a estratégia da gestão do design para acaroar o mercado.
Abstract: The present study aims to contribute to design management as strategic tool on product development for small business. Therefore, concepts were generated about design management which allowed to understand the importance of strategic design be involved in the organization. Adressed also, the great significance of innovation, quality and culture into the context to contemporary organizations. The usage of design management as an element of articulation for small business in fashion wear supplies the empiricism and the dominant improvisation. For this reason, there is a need to create a fashion product using the tecnology developed in this study, of the main competitive advantage is management strategic design to reach the market.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6277
Aparece nas coleções:AP - Tecnologia em Design de Moda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AP_CODEM_2013_1_2.pdf30,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.