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Título: Uma proposta para otimizar o funcionamento de uma microempresa de confecção de lingerie visando à criação da própria marca
Autor(es): Fernandes, Julia Biral
Orientador(es): Matté, Lívia Laura
Palavras-chave: Desenho de moda
Marca de produtos
Pequenas e médias empresas - Administração
Fashion drawing
Brand name products
Small business - Management
Data do documento: 29-Jul-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Referência: FERNANDES, Julia Biral. Uma proposta para otimizar o funcionamento de uma microempresa de confecção de lingerie visando à criação da própria marca. 2014. 214 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2014.
Resumo: O objetivo deste projeto é analisar, por meio de um estudo de caso, as falhas no gerenciamento e, consequentemente, do processo produtivo de uma microempresa do setor do vestuário feminino para aplicação de eventuais ajustes. Partindo do ambiente empresarial mais organizado, foi desenvolvida uma nova marca dos segmentos underwear e homewear. Portanto, foi elaborado um referencial teórico com base na atual condição da indústria da moda, conceitos que envolvem Gestão de Design e possíveis estratégias cabíveis ao meio. A presente pesquisa utiliza-se de material bibliográfico, é qualitativa e quantitativa, de âmbito exploratório, com aplicação de questionários e entrevista, análise de dados por meio de gráficos, inferência da observação da investigadora e estabelecimento de um plano de ação. Pode-se notar por meio da pesquisa que as medidas propostas nem sempre demandam altos investimentos e são aplicáveis à indústria, uma vez que são eficazes para o planejamento das ações nesse cenário.
Abstract: The objective of this project is to analyze, through a case study, the flaws in management and, thereafter, in production process of a microenterprise on women's apparel department, to apply possible adjustments. From a more organized business space, it was developed a new brand of underwear and homewear segments. Therefore, it was designed a theoretical framework based on the current condition of the fashion industry, involving concepts such as Design Management and possible strategies to apply in this field. The research it is qualitative and quantitative, has an exploratory nature, utilized bibliographic material, questionnaires and interview, data analysis through graphs, inference from observation of the researcher and established an action plan. It’s clear that the research proposed measures which do not always require high investments and are applicable to the industry, since they are effective for planning actions in this scenario.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6296
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