Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/631
Título: Aumento de carga vs. tarifação da energia elétrica: um estudo de caso na UTFPR - Campus Pato Branco – 2010 a 2011
Autor(es): Bogo, Carlos Eduardo
Haubert, Willian Siliprandi
Orientador(es): Vargas, A. Fontana de
Palavras-chave: Serviços de eletricidade - Tarifas
Energia elétrica - Consumo
Serviços de eletricidade - Custos
Electric utilities - Rates
Electric power consumption
Electric utilities - Costs
Data do documento: 4-Jul-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: BOGO, Carlos Eduardo; HAUBERT, Willian Siliprandi. Aumento de carga vs. tarifação da energia elétrica: um estudo de caso na UTFPR - Campus Pato Branco – 2010 a 2011. 2012. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.
Resumo: No campus Pato Branco, as ampliações da estrutura física ocorrida através do projeto REUNI resultaram em aumento da demanda de energia elétrica no campus e como consequência, a ampliação da estrutura física de distribuição da mesma dentro das dependências do campus. Esse trabalho procura fornecer subsídios, com a ajuda dos programas estatísticos Statgraphics Centurion XVI e planilhas eletrônicas, para obter uma melhor opção de tarifação de energia elétrica, e também determinar um valor de demanda otimizada com o perfil de carga do campus, visando um melhor aproveitamento da energia e por consequência a redução de custos.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/631
Aparece nas coleções:PB - Tecnologia em Manutenção Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COMIN_2012_1_03.pdf921,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.