Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6376
Título: Estudo de caso da melhoria da eficiência do sistema de pré-filtragem de ar para tratores de grande porte e alta potência
Autor(es): Costa, Bárbara Diesel
Orientador(es): Germer, Eduardo Matos
Palavras-chave: Máquinas agrícolas - Indústria
Tratores - Manutenção e reparos
Máquinas - Manutenção e reparos
Agricultural machinery industry
Tractors - Maintenance and repairs
Machinery - Maintenance and repair
Data do documento: 17-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: COSTA, Bárbara Diesel. Estudo de caso da melhoria da eficiência do sistema de pré-filtragem de ar para tratores de grande porte e alta potência. 2015. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: A produtividade de máquinas agrícolas é de suma importância para a produção agropecuária. Sendo assim é fundamental que todo o maquinário e equipamento apresentem condições adequadas de funcionamento, trabalhando com uma alta eficiência e rendimento. Neste contexto foi feito um estudo de caso dentro de uma empresa fabricante de máquinas agrícolas envolvendo a melhoria do sistema de filtragem de um trator, uma vez que havia sido relatado pelo cliente uma recorrência de tempo de vida curto do filtro de ar do mesmo. O trabalho teve o intuito de elaborar uma alternativa para o atual conjunto de equipamentos de filtragem, que até então não era eficiente para os padrões agrícolas e de mercado, segundo a ISO 5011. O filtro primário do sistema de filtragem apresentava uma vida útil 6 vezes menor que o comum, de maneira que as paradas no trabalho agrícola para troca e manutenção eram muito mais frequentes que o usual, além de haver mais gastos com novos filtros a cada troca. Para que a execução dessa melhoria pudesse ser feita, foram levantadas diversas possibilidades de falhas que pudessem ter ocorrido e observado que a falha causadora do problema do curto tempo de vida do sistema de filtragem era o pré-filtro, pois o mesmo não apresentava uma eficiência satisfatória. Sabendo disso, os fornecedores de filtros para a empresa de tratores foram contatados e desenvolveram soluções de substituição para o pré-filtro e foi então estudada a que apresentava melhores condições de eficiência e aceitação pelo cliente, com a contribuição do fornecedor para a realização dos testes. Por fim foi apresentada uma solução que combina melhor preço, eficiência, aparência e satisfação do cliente.
Abstract: The agricultural machines efficiency and productivity is very important for the agriculture. Therefore is crucial that all equipments and devices feature good operational conditions, working with high efficiency and income. In this context, it was made a study inside a facility that manufactures agricultural machines involving the improvement of a tractor air-cleaner system, once that there was reported by a client a recurrence of an air-cleaner short life time. This project aims to create an alternative for the current air-cleaner equipments set, that wasn't so far efficient enough for agricultural standards, according to ISO 5011. The primary air-cleaner used to feature a life cycle 6 times above than the normal ones, so the agricultural activities stops for exchange and maintenance were more recurrent than usual, apart from the spending with new filters each exchange. To make this improvement, some possibilities of failures that could have happened were considered and then observed the one that caused the air-cleaner short life cycle problem was the pre-cleaner, since it was not featuring a satisfactory efficiency. Aware of it, some solutions for replacement of the pre-cleaner were proposed for the supplier it was sought a solution that presented the best efficiency conditions and acceptance from the client, with the contribution from our supplier for efficiency try-outs. Lastly it was presented a solution that combines best price, efficiency, appearance and client satisfaction.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6376
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEME_2015-1_16.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.