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Título: Solução para controle de veículos autônomos em um jogo de carro em ambiente urbano
Autor(es): Canteri, Rafael dos Passos
Orientador(es): Koscianski, André
Palavras-chave: Jogos eletrônicos - Programas de computador
Software - Desenvolvimento
Automóveis - Simulação por computador
Realidade virtual
Electronic games - Computer programs
Computer software - Development
Automobiles - Computer simulation
Virtual reality
Data do documento: 10-Nov-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Referência: CANTERI, Rafael dos Passos. Solução para controle de veículos autônomos em um jogo de carro em ambiente urbano. 2011. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011.
Resumo: Jogos eletrônicos são softwares extremamente complexos e, cada vez mais, existem estudos de técnicas diferentes a serem aplicadas no seu desenvolvimento. Este trabalho trata do desenvolvimento de um jogo simulador de carros em ambiente urbano. Para o isso, foi necessária a utilização de um motor gráfico 3D, de estruturas de dados e bibliotecas específicas. O projeto objetiva simular uma cidade com carros, ruas, prédios e cruzamentos. Estão presentes no jogo, carros controlados pelo computador que trafegam nas ruas, de acordo com o sentido das vias. São apresentados métodos de criação de cidades virtuais tridimensionais, além de técnicas de controle de personagens autônomos para jogos. Foi desenvolvida uma estrutura de dados específica para mapeamento da cidade e orientação dos veículos do computador.
Abstract: Video games are extremely complex software and constitute a field of increasing interest, with several studies of techniques to be applied in their implementation. This work delas with the development of a car simulator game in urban áreas. The Project required a 3D graphics engine, definition of data structures and selection of specific libraries. The Project aims to simulate a town with cars, streets, buildings and crossroads. The game contains computer-controlled cars that travel on the streets, following the direction of the roads. Methods to create three-dimensional virtual cities are discussed, as well as control techniques applied to guide autonomous characters in games. A specific data structure was developed for the city mapping and orientation of the computer guided vehicles.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6451
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