Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6488
Título: Desenvolvimento conceitual do sistema de transmissão para um protótipo baja SAE
Autor(es): Scheffer, Gustavo Oliveira
Rocha, Thiago Catalfo
Orientador(es): Kozlik Junior, Antonio
Palavras-chave: Sistemas de transmissão de dados
Projeto de produto
Veículos off-road
Data transmission systems
Product design
Off-road vehicles
Data do documento: 13-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: SCHEFFER, Gustavo Oliveira; ROCHA, Thiago Catalfo. Desenvolvimento conceitual do sistema de transmissão para um protótipo baja SAE. 2014. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: O propósito deste trabalho consistiu no desenvolvimento de um sistema de transmissão para o protótipo Baja SAE da Equipe UTFPR. O Baja é um veículo off-road projetado e fabricado por estudantes de diversas universidades do Brasil e do exterior com o intuito de participar de competições organizadas pela Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade. O motivador para o desenvolvimento deste projeto consistiu no paradoxo existente entre a evolução constante dos resultados da equipe Imperador UTFPR nas competições, principalmente nas provas dinâmicas, e os constantes problemas relacionados ao sistema atual de transmissão (correntes de rolos expostas). Em um primeiro momento realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre os diferentes tipos de transmissão para se conhecer efetivamente as vantagens e desvantagens de cada sistema. Feito isso, através do método geral de soluções de projeto proposto por Pahl & Beitz diversas combinações de produtos foram avaliadas para, finalmente, optar-se pelo sistema mais adequado às necessidades da equipe. Como resultado, apresentou-se o modelo de um sistema de redução por corrente de rolos, como já utilizado anteriormente, mas em dois estágios e vedado em uma caixa de redução, cujas principais vantagens são sua massa reduzida, facilidade e baixo custo de fabricação e grande distância entre o sistema de transmissão e o solo, permitindo ao veículo transpor os obstáculos presentes nas competições, aumentando a confiabilidade do veículo da Equipe Imperador UTFPR e permitindo melhores resultados nas próximas competições.
Abstract: This study had the purpose to develop a drivetrain system to the Baja SAE prototype of the UTFPR team. Baja is an off-road vehicle designed and manufactured by students from several universities in Brazil and abroad, with the intent to participate the Society of Automotives Engineers competitions. The motivation to this project was the contradiction between the constant evolution of the UTFPR team in competitions, mainly in the dynamics events, and the constant problems related with the current drivetrain system (exposed roller chain). At first a bibliography review about the different transmissions systems was made, so that the characteristics of each system were known in-depth. After that the method proposed by Pahl & Beitz was used, with which several products combinations were conceived and evaluated, finally, the more appropriate solution was chosen to continue with designing. As result of the above step the two stage enclosured roller chain system was achieved. The final product has reduced mass, easy and low cost manufacturing, total insulation from debris, adequate lubrication and a greater distance between the system and the ground. These characteristics allow the vehicle to overpass obstacles encountered in the competition and increase its reliability.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6488
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEME_2013-2_10.pdf4,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.