Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/656
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVelho, Francianne dos Santos-
dc.date.accessioned2013-03-06T19:06:54Z-
dc.date.available2013-03-06T19:06:54Z-
dc.date.issued2012-06-04-
dc.identifier.citationVELHO, Francianne dos Santos. Língua e ensino nas redes do poder: análise discursiva dos programas jornalísticos televisivos Bom Dia Brasil, Jornal Nacional e CQC acerca da polêmica do livro didático Por uma Vida Melhor. 2012. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/656-
dc.description.abstractFollowing the presupposition of French Discourse Analysis, especially, Foucault’s theories, this study proposes to demonstrate, from the procedures for controlling and delimiting discourses, how the media discourses reaffirm and determine a legitimate language conception to be taught at school and accepted by society. To do so, the Brazilian media discourse will be analyzed, produced specifically in May and June 2011, concerning the polemic of the textbook Por uma vida melhor. The media sphere widely published the perspective that the textbook would teach “incorrect Portuguese” due to its presentation of linguistic variation. Accordingly, to comprehend how the media exercises power in the delimitation of meaning by using a game of forgetfulness and evidences. Coercion systems will be investigated and some multimodal text samples of Brazilian television programs that circulated in this polemic will be analyzed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTelejornalismopt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectPortuguese language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTelevision broadcasting newspt_BR
dc.titleLíngua e ensino nas redes do poder: análise discursiva dos programas jornalísticos televisivos Bom Dia Brasil, Jornal Nacional e CQC acerca da polêmica do livro didático Por uma Vida Melhorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoSeguindo os pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa, em especial as teorias de Michel Foucault, este estudo propõe demonstrar, a partir dos procedimentos de controle e delimitação dos discursos, como o discurso jornalístico televisivo reafirma e determina uma concepção de língua legitimada para ser ensinada na escola e aceita pela sociedade. Para isso, serão investigados os discursos que circularam na mídia brasileira, nos meses de maio e junho de 2011, em relação à polêmica acerca do livro didático Por uma vida melhor. A problemática amplamente divulgada pela esfera midiática girou em torno da afirmação de que por meio deste estar-se-ia ensinando aos alunos “o português errado”, visto que ele apresenta discussões referentes às variações linguísticas. Deste modo, para compreender como a mídia exerce poder na delimitação de sentidos a respeito da concepção de língua e do ensino de Língua Portuguesa e cria poucos direcionamentos no modo de significar os fatos a partir de um jogo de esquecimentos e evidências, serão analisados os sistemas de coerção internos, externos e de rarefação dos sujeitos que falam, do discurso foucaultianos – interdição, separação/rejeição, vontade de verdade, comentário, autor, disciplina, ritual, sociedades do discurso, doutrina e apropriação social dos discursos – presentes em textos multimodais de importantes programas da televisão brasileira que transitaram no período da referida polêmica, a saber, os jornais Bom dia Brasil e Jornal Nacional, da Rede Globo, e do programa jornalístico humorístico CQC, da Rede Bandeirantes.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Adriana Cabral dos-
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressãopt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Letraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2012_1_03.pdf656,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.