Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6585
Título: Caracterização da educação ambiental no ensino fundamental de escolas municipais de Chapecó - SC
Autor(es): Weber, Tácia Regina
Orientador(es): Blanco, Daniel Rodrigues
Palavras-chave: Meio ambiente e crianças
Desenvolvimento sustentável
Escolas públicas
Environment and children
Sustainable development
Public schools
Data do documento: 21-Mar-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: WEBER, Tácia Regina. Caracterização da educação ambiental no ensino fundamental de escolas municipais de Chapecó - SC. 2015. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar a eficácia da Educação Ambiental no processo de ensino – aprendizagem do tratamento da questão ambiental das Escolas da Rede Municipal de Chapecó – SC. Os dados necessários para o desenvolvimento da pesquisa foram coletados por meio de entrevistas com perguntas semiestruturadas. O estudo foi realizado com 52 alunos de duas classes do 4º ano do Ensino Fundamental e 10 professores. Os resultados demonstraram que nestas escolas a Educação Ambiental é realizada através de diversas ações tais como: projetos, palestras e passeios pedagógicos. Porém, os desafios são bastante significativos, considerando que há falta de comprometimento de forma geral em relação a está temática. Constatou-se ainda que as escolas direcionam as atividades de educação ambiental para a sustentabilidade e tem como objetivo promover a conscientização, utilização consciente dos recursos, promover o comprometimento e respeito com o meio ambiente.
Abstract: This study aimed to verify the effectiveness of environmental education in teaching - learning process of dealing with the environmental issue of Schools of the Municipal Chapeco - SC. The data required for the development of the research were collected through interviews with semi-structured questions. The study was conducted with 52 students of two classes of the 4th year of elementary school and 10 teachers. The results showed that these schools environmental education is carried out through various actions such as projects, lectures and educational tours. However, the challenges are quite significant, considering that there is a lack of general commitment for is thematic. It was noted that schools direct the activities of environmental education for sustainability and aims to promote awareness, conscious use of resources, promote commitment and respect for the environment
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6585
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_VI_2014_82.pdf742,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.