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Título: Análise de resistência mecânica e corrosão em componente automotivo com material alternativo
Autor(es): Bem Júnior, João Gregório de
Solagna, Renato Giovanni
Orientador(es): Estorilio, Carla Cristina Amodio
Palavras-chave: Metais - Corrosão
Alumínio - Metalurgia
Administração de material
Metals - Corrosion
Aluminum - Metallurgy
Materials management
Data do documento: 6-Fev-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: BEM JÚNIOR, João Gregório de; SOLAGNA, Renato Giovanni. Análise de resistência mecânica e corrosão em componente automotivo com material alternativo. 2014. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: As indústrias automobilísticas precisam aliar qualidade e competitividade para atender as expectativas dos clientes sem perder a lucratividade. Nesse sentido, uma revisão de projeto pode ser fundamental para manter a competitividade da empresa, se essa representa uma melhoria de qualidade e custo. Nesse sentido, um fabricante de sistemas de levantador de vidros identificou uma oportunidade no inserto metálico de latão (CuZn39Pb3), o qual apresenta problemas de qualidade junto ao seu fornecedor. Um novo fornecedor propôs fabricar esse produto em alumínio (6082-T6), garantindo qualidade e custo reduzido. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é verificar a viabilidade técnica do novo inserto proposto, em comparação com o anteriormente fabricado. Para isso, demandou-se uma revisão bibliográfica sobre os temas relacionados aos componentes do produto, os materiais utilizados e seus respectivos processos de fabricação, especificações técnicas requeridas, as propriedades mecânicas envolvidas e o método para análise dos materiais. Para verificar a viabilidade dessa mudança, foi necessário que o produto passasse por alguns testes, visando garantir sua funcionalidade. Os testes foram realizados de acordo com os requisitos técnicos da empresa e de seus clientes e consistiam em ensaios para verificar a força de extração, o torque e a corrosão por contato nos insertos. Com os resultados obtidos, foi utilizado o método da Eficiência de Desempenho do Material (MPE) para comparar o desempenho dos insertos de latão e alumínio. Por fim, o trabalho apresenta os resultados dos testes e faz uma comparação dos mesmos, concluindo que o inserto de alumínio é o melhor produto, considerando desempenho e custo na análise.
Abstract: All companies in the automotive industry need to combine quality and competitiveness to survive in order to reach customer's expectation to not lose profitability. In this sense, a design review is essential to maintain the company's competitiveness, if it represents an opportunity to improve quality and costs. Thus, a manufacturer of window regulator system identified an opportunity in the metallic insert of brass (CuZn39Pb3), which has quality problems from your supplier. A new supplier proposed the manufacture of the product in aluminum (6082-T6), providing better quality at a lower cost. Based on this information, the objective of this work is to verify the feasibility of the proposed insert in comparison with the previous insert. For this, a literature review was demanded on issues related to product components, the materials used and their manufacturing processes, technical specifications required, mechanical properties involved and the method for the materials analysis. To verify the feasibility of this change, it was necessary that the product go through some tests, to ensure its functionality. The tests were performed in accordance with the technical requirements of the company and its customers and consisted of tests to check the push out force, torque and contact corrosion in inserts. With the results, it was used the method of Material Performance Efficiency (MPE) to compare the performance of brass and aluminum inserts. Finally, the project presents the test results and a comparison of them, concluding that the aluminum insert is the best product, considering performance and cost in the analysis.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6602
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