Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6650
Título: O contexto educacional da área de interação humano-computador em duas graduações
Autor(es): Guimarães, Tatiane Gomes
Orientador(es): Amaral, Marilia Abrahão
Palavras-chave: Interação homem-máquina
Tecnologia - Educação (Superior)
Ensino superior - Efeito das inovações tecnológicas
Human-computer interation
Technology - Education (Higher)
Education, Higher - Effect of technological innovations on
Data do documento: 21-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: GUIMARÃES, Tatiane Gomes. O contexto educacional da área de interação humano-computador em duas graduações. 2015. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Softwares estão presentes em diferentes contextos, o seu uso pode ter variados níveis de implicações e desdobramentos, e comum encontrar problemas relacionados a eles. Pessoas também esta o presentes em diferentes contextos e usam esses softwares de diferentes maneiras e em atividades diferentes. Os problemas relacionados a interação entre humanos e computadores têm um custo social grande, muitas vezes ignorado. Apesar de ser uma área de pesquisa área de informática, reconhecida e ter sido inserida nas diretrizes de currículo de cursos da a o contexto de ensino dos conte ́ dos de Interação Humano-Computador varia muito, não só entre diferentes cursos de graduação, mas também entre as universidades que ofertam tais cursos. Este trabalho investigou o contexto da formação em IHC por meio de um estudo de dois cursos de graduação correlatos em universidades de países distintos. O estudo permitiu a analise, em ambos os cursos, dos conte ́ dos de IHC presentes nos dois cursos, referente ao numero de disciplinas e carga horaria, os t ́ picos da área de IHC abordados durante a graduação, em que momento do curso os estudantes tˆ m contato com o conte ́ do de IHC e a metodologia de como o conteúdo de IHC e apresentado aos estudantes. Através deste estudo foi possível encontrar vários fatores que influenciam na educação de IHC tanto no contexto nacional quanto internacional. Al ́ m disso, permitiu a investigação sobre a presença de grupos de pesquisa, laboratórios e eventos dedicados a IHC e a percepção dos estudantes sobre a área de IHC, identificando diversos fatores envolvidos na questão central de educação de IHC na graduação. Entre eles estão: informações e experiências pessoais, como curso, período, participação em estagio ou pesquisa; percepções sobre a área de IHC, como conceito e importância; conhecimento sobre pesquisas realizadas pela universidade na área de IHC e a percepções sobre a disciplina ligada a IHC, como motivação para matricula e expectativas. Além disso, foi possível estabelecer algumas relações entre estes fatores e suas influencias de IHC na fenômeno analisado – de forma superficial. O fenômeno central estudado (Educação Graduação) e influenciado principalmente pela Universidade, Curso, Professores e Estudantes. Além destes fatores se influenciarem entre si, criam um contexto que envolve o fenômeno, e que e influenciado por cada fator de formas diferentes – dependendo das suas peculiaridades. De forma geral, estes elementos estão presentes nos dois contextos analisados, porem apresentam diferentes particularidades que fazem com que os contextos sejam distintos entre si.
Abstract: Software is present in different contexts, its use may have varying degrees of implications and ramifications, and it is common to find problems related to them. People are also present in different contexts and use software in different ways and in different activities. The problems related to the interaction between humans and computers have a great social cost which is often ignored. Despite being a recognized research area and have been inserted in the curriculum guidelines of computer area courses, the teaching context of the Human-Computer Interaction content varies greatly, not only between different undergraduate courses, but also between universities that offer such courses. This study investigated the context of HCI education through a study of two analogous undergraduate courses in universities from different countries. The study allowed the analysis of HCI content present in both courses, the number of modules and hours, topics addressed, when the students have contact with HCI content and teaching methodology. Through this study, we found several factors that influence the HCI education in the national and international context. Moreover, the study allowed the investigation regarding the presence of research groups, laboratories and events dedicated to HCI and the perception of students regarding the IHC field, identifying several factors involved in the central issue of IHC education in undergraduate courses. These include: information and personal experiences, such as major, period, participation in internship or research; perceptions of the HCI field such as its concept and relevance; knowledge about research conducted by the university in the HCI field and perceptions about HCI-related modules, as motivation for enrollment and expectations. It was possible to establish some relationships between these factors and their influence in the analyzed phenomenon - superficially. The central phenomenon studied (HCI Education at Undergraduate Level) is influenced mainly by the University, Major, Teachers and Students. In addition to these factors influencing each other, they create a context in which the phenomenon is influenced by each factor in different ways - depending on their peculiarities. In general, these elements are present in both contexts examined, but have different characteristics that make the contexts different from each other.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6650
Aparece nas coleções:CT - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COSIS_2015_1_13.pdf868,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.