Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6682
Título: Projeto e protótipo de dispositivo para dar forma e dosar massa de bastão detergente
Autor(es): Ruziska, Gabriel Marquini
Ferlin, Ricardo Biasi
Orientador(es): Cziulik, Carlos
Palavras-chave: Produtos de limpeza - Indústria
Detergentes - Embalagens
Embalagens - Projetos
Cleaning compounds industry
Detergents - Packing
Packing - Design
Data do documento: 13-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: RUZISKA, Gabriel Marquini; FERLIN, Ricardo Biasi. Projeto e protótipo de dispositivo para dar forma e dosar massa de bastão detergente. 2013. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: O Brasil têm sentido mudanças em seu perfil demográfico. A classe C está crescendo e, representa cerca de 54% da população. Com esse desenvolvimento, a classe C apresenta um incremento na sobra de ganhos mensais, permitindo consumo de outros produtos, além dos de necessidades básicas. Além disso, tornou-se a classe econômica com maior perfil consumidor de materiais de limpeza, alcançando valores de R$ 6,5 bilhões, os quais representam 42,71% do total potencial de consumo. O setor de produtos de limpeza gera um faturamento anual de R$ 12,2 bilhões sendo responsável por 0,39% do PIB nacional. Neste segmento, os bastões detergentes respondem por 2% do total. Atualmente, em empresa líder no segmento no oeste catarinense, o processo de produção de bastões detergentes consome 25 kgf/h de matéria prima. Porém, é semiautomático e gera retalhos que são posteriormente reaproveitados. A eficiência do processo é considerada baixa. Dessa maneira, é possível reconhecer a necessidade de melhoria na produção de bastões detergentes. O objetivo do presente trabalho é projetar e construir um dispositivo para dar forma e dosar massa de bastão detergente, visando a redução da quantidade de refugos e o aumento da capacidade produtiva diária do processo. O foco está voltado para a redução do reprocesso, redução do refugo e aumento da quantidade produtiva. Para este projeto foi empregada a metodologia de desenvolvimento de produto proposta por Pahl et al (2005). Foram geradas nove alternativas conceituais. Através da Matriz de Pugh Modificada foi selecionada a de maior potencial que, na sequência, foi dimensionada. Após, com a documentação gerada, um protótipo funcional foi industrializado. Quatro sequências de testes foram realizadas a fim de verificar a implementação de cada uma das funções descritas na função global, o funcionamento dos sistemas mecânicos e elétricos e a influência de variações na composição da massa de bastão detergente na produção total. Os resultados indicam que houve um aumento na velocidade de extrusão de massa e um aumento na produtividade de pastilha de bastão detergente. Com isso, pode-se dizer que os objetivos do trabalho foram alcançados.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6682
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEME_2013-2_18.pdf5,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.