Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6685
Título: Projeto de uma bancada experimental para avaliar o reinício do escoamento de óleos parafínicos gelificados
Autor(es): Ferrari, Thiago Filipe Heidgger
Orientador(es): Negrão, Cezar Otaviano Ribeiro
Palavras-chave: Escoamento
Petróleo - Transporte
Oleodutos de petróleo
Runoff
Petroleum - Transportation
Petroleum pipelines
Data do documento: 22-Jan-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: FERRARI, Thiago Filipe Heidgger. Projeto de uma bancada experimental para avaliar o reinício do escoamento de óleos parafínicos gelificados. 2014. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: O transporte do petróleo é uma dentre as várias etapas que compõe o processo de produção de petróleo offshore. Durante o transporte, feito por oleodutos, o bombeamento do óleo é interrompido com frequência. Na retomada do escoamento, picos de pressão elevados podem ser gerados. Os picos são indesejados, uma vez que podem atingir a pressão limite da tubulação de transporte. Este trabalho possibilita a análise experimental do reinício do escoamento de óleos parafínicos através do projeto e construção de uma bancada de testes no Laboratório de Ciências Térmicas da UTFPR. O propósito principal da bancada é avaliar com qual intensidade a mudança de parâmetros físicos da bancada afetam os picos de pressão. Para tanto é previsto alteração das vazões de óleo, das taxas de resfriamento e das temperaturas iniciais de resfriamento. A bancada deverá operar em temperaturas entre 4 e 60 oC. As etapas de projeto e construção, assim como a realização de testes de calibração e validação da bancada (utilizando glicerina bi destilada), são descritas neste trabalho.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6685
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEME_2013-2_16.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.