Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6690
Título: Reprojeto de dispositivo de assistência circulatória mecânica intraventricular com vistas ao aprimoramento do princípio funcional
Autor(es): D’estefani, Philip
Orientador(es): Cziulik, Carlos
Palavras-chave: Projeto de produto
Insuficiência cardíaca
Mecânica humana
Medicina - Projetos
Product design
Heart failure
Human mechanics
Medicine - Design
Data do documento: 8-Dez-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: D’ESTEFANI, Philip. Reprojeto de dispositivo de assistência circulatória mecânica intraventricular com vistas ao aprimoramento do princípio funcional. 2011. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: A insuficiência cardíaca é responsável por grande número de óbitos no Brasil e altos custos com internações e tratamento dos pacientes. Dentre as opções tradicionais de tratamento a que se recorrem atualmente (medicamentos, cirurgias cardíacas e transplante cardíaco) o percentual de resultados satisfatórios é muito baixo. Todavia, é vislumbrada uma nova alternativa: a utilização de sistemas circulatórios auxiliares para o coração, os quais podem ou não serem implantados no paciente cardíaco. Sua função principal é permitir o descanso do músculo cardíaco, pela diminuição de sua utilização. O dispositivo bombeia o sangue do ventrículo esquerdo para a artéria aorta, proporcionando ao paciente suprir a insuficiência cardíaca e aumentar a probabilidade de sobrevida. O presente trabalho objetiva o reprojeto de um dispositivo auxiliar ventricular, que almeja ser acessível financeiramente às camadas sociais mais pobres, chamado de K-Pump, que, embora se tenham produzido protótipos, ainda não configura um produto final. A condução deste trabalho se deu em duas partes. A primeira delas levanta o panorama da insuficiência cardíaca, busca informações a respeito de soluções em deslocamento de fluidos e dispositivos comerciais de assistência circulatória. Também, foi realizado um benchmarking destes dispositivos disponíveis no mercado, e se analisou o último protótipo do dispositivo K-Pump. A segunda parte traz o reprojeto do dispositivo com o princípio de bomba centrífuga, mostra dois protótipos novos e os testes aos quais foram submetidos. Houve grande avanço para o novo dispositivo e os resultados indicam o potencial positivo para industrialização da solução proposta.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6690
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEME_2011-2_05.pdf5,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.