Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6746
Título: A prática docente no processo de ensino-aprendizagem da leitura: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): The teaching/learning practice of reading: a case study
Autor(es): Frezze, Flávia Camila Grubisich Schimidt
Orientador(es): Remenche, Maria de Lourdes Rossi
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Professores - Formação
Prática de ensino
Teaching - Methodology
Teachers, Training of
Student teaching
Data do documento: 22-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: FREZZE, Flávia Camila Grubisich Schimidt. A prática docente no processo de ensino- aprendizagem da leitura: um estudo de caso. 2015. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Este trabalho está inserido na área de Linguística, e tem por objetivo investigar as práticas metodológicas de uma professora do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Curitiba, considerando os discursos teóricos, concepções e políticas públicas que orientam sua prática. Para isso, estabeleceu-se como instrumento de coleta de informações um questionário e a observação de um conjunto de aulas a fim de verificarmos as aproximações e distanciamentos entre discurso teórico e prático. Com base nos textos de Bakhtin (2006), Kleiman (1995; 2007; 2008), Koch e Elias (2006), Geraldi (1999), é explorada a noção de língua como atividade interacionista, assim como a de leitura que se fundamenta nessa concepção para, posteriormente, colocar em diálogo os aspectos teóricos discursivizados pela professora e a própria prática. A análise evidenciou um distanciamento entre o discurso teórico e prático da professora em relação às perspectivas que embasam o ensino atualmente e, consequentemente, essa lacuna interfere na mediação do processo de ensino-aprendizagem da leitura.
Abstract: This work aims to investigate the methodological practices of an elementary school teacher in a public school in Curitiba and in order to achieve that, the theoretical discourses, concepts and public policies that guide her practice are considered. A questionnaire and classroom observations were carried out as means of contrasting her theoretical and practical discourse when it comes to teach reading abilities. This work takes Bakhtin (2006), Kleiman (1995; 2007; 2008), Koch and Elias (2006), Geraldi (1999) whose work explore the concept of language as an interacionist activity, as well as the conception of reading based on such theoretical framework. Moreover, such conceptions then are put into dialogue by confronting the teacher's theoretical discourse and the practice itself. The results indicate a gap between the theoretical and practical discourse of the teacher regarding the perspectives that support maternal language education and consequently such gap may interferes directly in the teaching of reading and learning process.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6746
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2015_1_02.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.