Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6849
Título: Estudo da recristalização estática de ligas de alumínio 6061 e a função da pressão de Zener
Autor(es): Debona, Guilherme Mafioletti
Orientador(es): Benegra, Marjorie
Palavras-chave: Alumínio
Alta pressão (Tecnologia)
Métodos de simulação
Aluminum
High pressure (Technology)
Simulation methods
Data do documento: Jun-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: DEBONA, Guilherme Mafioletti. Estudo da recristalização estática de ligas de alumínio 6061 e a função da pressão de Zener. 2012. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: O trabalho se constituiu em estudar as evoluções microestruturais de ligas de alumínio 6061 depois de um tratamento térmico de solubilização. Este material foi escolhido por ser constituinte de componentes do futuro reator nuclear experimental Jules Horowitz. O principal objetivo deste trabalho foi estudar as evoluções dos nanoprecipitados de Cr e Mn presentes na liga. As fases do trabalho foram:Realização de tratamentos térmicos de solubilização e envelhecimento; Preparação dos corpos de prova e análise das imagens no microscópio; Simulação termocinéticas da evolução dos nanoprecipitados; Proposição de uma composição otimizada em Cr e Mn para evitar problemas de recristalização. Os resultados do trabalho mostram que em alguns casos o fenômeno da recristalização pode ser evitado.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6849
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEME_2014-1_35.pdf5,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.