Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6875
Título: Desenvolvimento de um jogo educacional sobre sinalização de trânsito para alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental
Autor(es): Popiolek, Rafael Angonese
Orientador(es): Sato, Gustavo Yuji
Palavras-chave: Educação para segurança no trânsito
Educação de crianças
Jogos educativos
Traffic safety - Study and teaching
Early childhood education
Educational games
Data do documento: 20-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Referência: POPIOLEK, Rafael Angonese. Desenvolvimento de um jogo educacional sobre sinalização de trânsito para alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. 2016. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2016.
Resumo: O alto índice de acidentes de trânsito no Brasil, envolvendo e muitas vezes vitimando crianças, é muito preocupante. Visando orientar e consequentemente diminuir o número de acidentes, através do fornecimento de informações sobre a sinalização de trânsito para crianças do quarto e quinto ano do ensino fundamental, em cuja faixa-etária encontram-se os maiores índices de acidentes, principalmente atropelamentos, foi desenvolvido um jogo educacional utilizando a ferramenta Scratch, onde foram abordados as mais comuns e importantes sinalizações de trânsito para a realidade de uma criança com idade aproximada entre 9 e 11 anos. A atividade desenvolvida foi dividida em uma parte explicativa, uma com jogo de perguntas e respostas sobre o que foi visto na primeira fase, e uma terceira parte que serve de exemplo para introduzir as crianças na programação com Scratch.
Abstract: The high rate of traffic accidents in Brazil, involving and often victimizing children, is very worrying. Aiming to guide and consequently reduce the number of accidents, by providing information on the traffic signs for the fourth child and fifth grade of elementary school, in which age group are the highest rates of accidents, especially road kill, was developed an educational game using Scratch tool, which were discussed the most common and important traffic signals for the reality of a child with age between 9 and 11 years. The developed activity was divided into an explanatory part, a game with questions and answers about what was seen in the first phase, and a third party that serves as an example to introduce children to programming with Scratch.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6875
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FB_COLIN_2016_1_04.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.