Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6878
Título: Estudo de caso: análise da iluminação de um módulo da sala de desenho da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Campo Mourão
Título(s) alternativo(s): Case study: analysis of lighting a drawing room module of the Federal Technological University of Paraná – Campus Campo Mourão
Autor(es): Glerian, Jéssica Oliveira
Orientador(es): Widerski, Roberto
Palavras-chave: Iluminação elétrica
Construção civil
Electric lighting
Building
Data do documento: 14-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Referência: GLERIAN, Jéssica Oliveira. Estudo de caso: análise de um modulo da sala de aula de desenho da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Campo Mourão. 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Campo Mourão, 2016.
Resumo: Com o crescimento exponencial populacional e o consumo cada vez maior de energia, aumenta a preocupação de que se haverá fontes energéticas às futuras gerações. Nesse âmbito procura-se fazer com que o consumo desta seja cada vez mais consciente. Um dos grandes sistemas de consumo da energia elétrica é a iluminação. Esse consumo se torna alto uma vez que dificilmente se tem um projeto adequado e o desperdício dessa fonte é muito elevado. Em escolas existem vários estudos que comprovam que a iluminação está ligada ao aprendizado dos alunos e, mesmo com este importante ponto, os projetos, quando existem, são ineficientes. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo avaliar a situação de projeto de iluminação natural e artificial em uma sala de desenho da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão. Este tipo de sala exige uma iluminância ainda maior que as outras. A medição foi realizada em um módulo da sala de aula, em diferentes situações e horários com um luxímetro. As medições e avaliações dos resultados foram obtidas conforme a NBR 15215-4 (ABNT, 2004) recomenda.
Abstract: With the population exponential growth and increasing energy consumption, increases the concern that there will be energy sources for future generations. In this context looking to make the consumption of this is increasingly aware. One of the great electric power consumption systems is the lighting. This consumption becomes high since it is difficult to have a proper design and waste from this source is very high. In schools there are several studies that show that the lighting is linked to student learning, and even with this important point, the projects, if any, are inefficient. In this context, this study aims to assess the situation of natural and artificial lighting design in a drawing room the Federal Technological University of Paraná, campus Campo Mourao. This type of room requires a greater luminance than the other. The measurement was performed in a classroom module in different situations and times with a light meter. The measurement and evaluation of results were obtained according to NBR 15215-4 (ABNT, 2004) recommends.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6878
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CM_COECI_2016_1_14.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.