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Título: Identificação dos gastos dos cursos de graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco e mensuração do custo ideal por aluno
Título(s) alternativo(s): Identification of expenditure of undergraduate courses at the Federal Technological University of Paraná Câmpus Pato Branco and measure the optimal cost per student
Autor(es): Briskiewicz, Lilian Borella
Orientador(es): Casagrande, Luiz Fernande
Palavras-chave: Contabilidade de custo
Análise de valor (Controle de custo)
Educação - Custos
Custeio baseado em atividades
Cost accounting
Value analysis (Cost control)
Education - Costs
Activity-based costing
Data do documento: 20-Out-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: BRISKIEWICZ, Lilian Borella. Identificação dos gastos dos cursos de graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco e mensuração do custo ideal por aluno. 2016. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é identificar os gastos dos cursos de graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco no ano de 2015 para classifica-los em custo ideal por aluno formado e gastos ineficientes. Foram coletados e segregados os gastos do exercício 2015 e utilizou-se o sistema de custeio ideal para apuração e mensuração dos resultados. Após calculado o custo de cada curso e dos alunos formados no ano de 2015, através da utilização da média nacional de aprovação de alunos em universidades federais, naquele ano foi possível analisar quais são os cursos que possuem ineficiências e se são consideradas “normais” ou “anormais”, tendo como base o índice médio de aprovação. Os resultados apontam que 5 cursos formaram uma quantidade de alunos acima da média nacional e 7 cursos formam quantidades de alunos abaixo da média nacional, gerando um desperdício anormal de R$ 5.141.260,07 causado pela ociosidade nas vagas disponíveis. Sugere-se que sejam implantados sistemas de análise de gestão de custos para auxiliar os gestores na tomada de decisões básicas da eficiência e eficácia no gasto do dinheiro público.
Abstract: The objective of this research is to identify the spending of the Federal Technological University of Paraná Câmpus Pato Branco with undergraduate courses in 2015 to classify them in optimal cost per graduated student and inefficient spending. They were collected and segregated the 2015 fiscal year spending and used the ideal costing system to calculate and measure the results. After calculated the cost of each course and graduate student in 2015, using the national average of students approval in federal universities, that year was possible to analyze what are the courses that have losses and are considered "normal" or "abnormal", based on the average rate of approval. The results show that 5 courses formed a number of above the national average and 7 courses form amounts of students below the national average, generating an abnormal waste of R $ 5,141,260.07 caused by idleness in places available. It is suggested that cost management analysis systems are deployed to assist managers in making basic decisions efficiency and effectiveness in the spending of public money.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6968
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