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Título: O projeto de extensão UNATI como ferramenta de inclusão social de pessoas da terceira idade do Município de Rosana / SP
Título(s) alternativo(s): The UNATI extension program as a social inclusion appliance of the elderly in Rosana municipality
Autor(es): Hopka, Fábio Rodrigo
Orientador(es): Carvalheiro, Elizângela Mara
Palavras-chave: Integração social
Idosos
Extensão universitária
Social integration
Older people
University extension
Data do documento: 24-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: HOPKA, Fábio Rodrigo. O projeto de extensão UNATI como ferramenta de inclusão social de pessoas da terceira idade do Município de Rosana / SP. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: Com este Trabalho de Conclusão de Curso buscou-se analisar a inserção do idoso no contexto acadêmico, como sendo uma das funções sociais da Universidade Pública, através do projeto de extensão universitária Universidade Aberta à Terceira Idade da UNESP Campus Experimental de Rosana. Identificando os benefícios trazidos para a população idosa do distrito de Primavera, município de Rosana. O Projeto UNATI foi criado com o intuito de possibilitar a inserção do idoso em um espaço educacional não formal, que proporcione integração social, aquisição de conhecimentos, elevação da autoestima, valorização pessoal e ao pleno exercício da cidadania, proporcionando assim a inclusão social dos idosos em um ambiente acadêmico, através do convívio intergeracional. A metodologia utilizada baseou-se no levantamento bibliográfico sobre a terceira idade, educação para o idoso, o histórico dos projetos de Universidades Abertas à Terceira Idade, e a caracterização do projeto como Extensão Universitária. Em seguida foram realizadas entrevistas afim de identificar as características sociais e econômicas dos alunos, sendo realizadas pesquisas documentais nos relatórios e bases de dados do projeto para levantar a abrangência do projeto e o seu impacto junto a população idosa do distrito de Primavera, caracterizando como o projeto possibilita a inclusão social da população idosa, identificando seus aspectos positivos e negativos.
Abstract: This Final Paper intended to analyze the insertion of the elderly in academic context as one of the social functions of Public University, throughout the extension program titled UNATI (Universidade Aberta à Terceira Idade, University Open to Senior Citizens), of Rosana Experimental Campus, UNESP. Identifying benefits brought to senior population from Primavera District in Rosana municipality, UNATI’s creation aimed to make possible the insertion of the elderly in a non-formal educational environment, which can promote social integration, knowledge acquisition, raising self-esteem, personal enhancement and exercising of citizenship, therefore, providing social inclusion of seniors in academic environment throughout an intergenerational conviviality. The methodology adopted by the present paper involved literature searches about older people, elderly education, a history of Universities Open to Senior Citizens and a categorization of the topic as a university extension program. After, social and economic features from senior students were identified by interviews. Documental survey was carried in program’s reports and databases to recognize the scope and impact of the program in elderly population from Primavera District, characterizing how the projects makes possible social inclusion of the senior citizens, detecting its positives and negatives.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7016
Aparece nas coleções:PB - Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância

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