Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7112
Título: Um Certo Capitão Rodrigo, da literatura para a televisão: o processo de adaptação e construção do personagem
Autor(es): Lourenço, Ketlyn Emanuele
Orientador(es): Fioruci, Wellington Ricardo
Palavras-chave: Personagens fictícios
Literatura - Análise
Adaptações para a televisão
Literatura - Adaptações
Fictitious characters
Literature - Analysis
Television adaptations
Literature - Adaptations
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: LOURENÇO, Ketlyn Emanuele. Um Certo Capitão Rodrigo, da literatura para a televisão: o processo de adaptação e construção do personagem. [2015. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015].
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo demonstrar a construção do personagem Capitão Rodrigo Cambará, analisando, para tanto, sua constituição na obra literária O tempo e o Vento, de Érico Veríssimo, e a sua adaptação para a televisão pela Rede Globo, dirigida por Paulo José e filmada na década de 1980. Desta forma, primeiramente, deverá ser explorada e contextualizada a construção espaço-temporal na qual o personagem está inserido. Na sequência, deve-se focar na adaptação televisiva da obra, possibilitando assim a análise das características comuns e divergentes a cada uma das versões, literária e televisiva. Após esta coleta de informações, será realizada uma discussão comparativa entre as duas obras, buscando estabelecer as conexões existentes entre ambas, destacando os pontos positivos e negativos presentes, tanto na obra literária, quanto na produção audiovisual. Entretanto, é importante destacar que o presente trabalho tem como finalidade realizar a discussão sobre a construção do personagem Capitão Rodrigo, destacando assim suas principais características nas duas obras que serão abordadas. Para que os objetivos sejam alcançados, o trabalho será amparado em autores como: Brito (2007), Avellar (2007), Benjamin (1985), Reimão (2004), Hutcheon (2011) e o próprio Érico Veríssimo.
Descrição: Trabalho aceito no I Senpe - Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Unioeste - 2015
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7112
Aparece nas coleções:PB - Letras: Linguagem e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_EL_I_2015_12.pdf261,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.