Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7121
Título: Estudo comparativo das matrizes curriculares do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis nas instituições de ensino superior no sudoeste do Paraná
Título(s) alternativo(s): Comparative study of B.Sc. curriculum in accounting major in higher education institutions in Southwest Paraná
Autor(es): Lima, Eva Joslei de
Orientador(es): Schvirck, Eliandro
Palavras-chave: Universidades e faculdades
Ensino superior - Paraná
Currículos - Avaliação
Universities and colleges
Education, Higher - Paraná
Curriculum evaluation
Data do documento: 4-Abr-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: LIMA, Eva Joslei de. Estudo comparativo das matrizes curriculares do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis nas instituições de ensino superior no Sudoeste do Paraná. 2016. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: A busca pelo ensino superior no Brasil aumentou consideravelmente nos últimos anos. O Curso de Ciências Contábeis oferece uma gama de opções de trabalho que o tornam um curso com alta procura. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo realizar uma pesquisa nas grades curriculares das IES do Sudoeste do Paraná para diagnosticar a estrutura curricular dos Cursos de Ciências Contábeis na formação profissional dos alunos. O estudo foi realizado de forma documental com pesquisa nas grades curriculares publicadas nos sites das 13 IES que ofertam o curso na região Sudoeste do Paraná, destas, cinco ofertam o curso na modalidade à distância. Os principais resultados da pesquisa mostram que de maneira geral todas as IES estão de acordo com as orientações preconizadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, bem como com a resolução do Conselho Nacional de Educação. As características regionais e também de estrutura da IES fazem com que algumas disciplinas não sejam ofertadas por todas as IES, porém, sem prejuízos à formação do acadêmico.
Abstract: The pursuit of higher education in Brazil has increased considerably in recent years. The Accounting Major offers a range of job options that implicates in a major with high demand. Therefore, this study aimed to conduct a search in the faculties at Paraná Southwest area for diagnosing the curriculum of Accounting majors. The study was carried out in documentary form with research in the curricula published on websites of the 13 institutions that offers the major in southwestern Paraná region, these five proffer the course in distance mode. The main results of the survey show that in general all institutions are in accordance with the guidelines recommended by the Federal Accounting Council, as well as the resolution of the National Council of Education. Regional and also institutions structure characteristics make some courses are not equally offered by all, however, no loss of academic training.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7121
Aparece nas coleções:PB - Gestão Contábil e Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_EGCF_IX_2015_08.pdf436,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.