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Título: Análise da alfabetização digital e do letramento digital de alunos do ensino médio de uma escola privada de Londrina/PR
Título(s) alternativo(s): Analysis of digital literacy and digital literacy of high school students of a private London school/PR
Autor(es): Garcia, Alessandra Simone Martins Munhoz
Orientador(es): Barbeta, Claudia de Faria
Palavras-chave: Letramento digital
Tecnologia da informação
Comunicações digitais
Computer literacy
Information technology
Digital communications
Data do documento: 15-Out-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: GARCIA, Alessandra Simone Martins Munhoz. Análise da alfabetização digital e do letramento digital de alunos do ensino médio de uma escola privada de Londrina/PR. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.
Resumo: Nos últimos anos, as tecnologias de informação e comunicação são cada vez mais sinônimas de inovação e melhoria no processo de ensino e aprendizagem, pois acreditamos que modificados os recursos, esses agem pontualmente no modo como o professor ensina e o modo como o aluno aprende. A quantidade de informações que circulam pelas redes que ultrapassam fronteiras, necessita de uma nova postura do indivíduo diante de uma sociedade tecnológica. Esse cenário tem gerado mudanças sociais e culturais e influenciado comportamentos, exigindo a aquisição de novas habilidades e competências no manuseio de mídias digitais, não apenas para consumirmos o que se tem pronto, mas também ir além: produzirmos recursos autorais através das tecnologias. Considerando tais pressupostos, o trabalho elaborado apresenta a realidade vivida pelos alunos do Ensino Médio de uma escola privada da cidade de Londrina no âmbito do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem. Para mapear as trajetórias da alfabetização e letramento dos alunos aplicou-se uma pesquisa de campo, descritiva de levantamento de dados. Foi realizado um levantamento de dados através de um questionário, entrevistas e conversas, a fim de mapear as ferramentas mais comuns usadas neste processo, comportamentos diante das tecnologias no processo de aprendizagem, bem como sua aplicabilidade, domínio e produção de material por síntese de resultado.
Abstract: In recent years, information and communication technologies are increasingly synonymous with innovation and improvement in teaching and learning, as it is believed that modified the resources, these act promptly in the way teachers teach and how students learn . The amount of information circulating through the networks that cross borders, requires a new attitude of the individual in front of a technological society. This scenario has generated social and cultural changes and influenced behaviors, which requires the acquisition of new skills and competencies in handling digital media, not only to consume what you have done, but also go further: produce copyright resources through technologies. Considering these assumptions, the elaborate work presents the reality experienced by high school students of a private school in the city of Londrina in the use of Information and Communication Technologies (ICT) in teaching and learning. To map the trajectories of literacy and literacy of students applied field research, descriptive data collection. a data survey was conducted through a questionnaire, interviews and conversations in order to map the most common tools used in this process, behavior on the technology in the learning process and its applicability domain and production material.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7245
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