Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7247
Título: Análise de trabalhos completos apresentados no Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC) sobre a temática avaliação em química
Título(s) alternativo(s): Analysis complete works presented at the National Meeting of Research in Science Teaching (ENPEC) on the thematic evaluation in chemistry
Autor(es): Souza, Andriele Coraiola de
Orientador(es): Barbeta, Claudia de Faria
Palavras-chave: Avaliação educacional
Química - Estudo e ensino
Publicações científicas
Education - Evaluation
Chemistry - Study and teaching
Science publishing
Data do documento: 15-Out-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: SOUZA, Andriele Coraiola de. Análise de trabalhos completos apresentados no Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC) sobre a temática avaliação em química. 2016. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.
Resumo: A presente pesquisa de cunho qualitativo realizou um estudo dos trabalhos completos publicados no ENPEC relativos à temática Avaliação em Química, de modo a analisar as percepções de educadores e pesquisadores, da área de Ensino de Química, sobre tal temática, no intuito de caracterizar o tema. Como metodologia de análise de dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva e os delineamentos assumidos na pesquisa de Broietti, Filho e Passos (2013a). Para isso, foram analisados os trabalhos apresentados nas últimas três edições do evento, totalizando um acervo de 74 trabalhos, aceitos na seção da linha temática: Avaliação e Educação em Ciência, sendo que destes 14 trabalhos abordavam a Avaliação em Química. Para a interpretação dos dados foram destacadas palavras-chaves apresentados nos trabalhos, os quais os caracterizam, e três categorias: 1) O uso de instrumentos avaliativos; 2) Análise de questões/ programas de avaliação / produções acadêmicas e 3) Avaliação e a formação de professores; aos quais permitiram delinear e caracterizar as tendências de pesquisas na área de avaliação no Ensino de Química nos últimos anos. Como resultado, conseguimos caracterizar a temática, a partir de categorias a priori, confirmando as evidências encontradas no trabalho de Broietti; Filho; Passos (2013a). Também encontramos mais 5 palavras e/ou expressões que podem ser adicionadas na pesquisa dos autores mencionados, as quais são: atividade lúdica; resolução de problemas; análise de artigos, produções acadêmicas e processo de ensino e aprendizagem. Dentre os artigos encontrados relativos ao campo da avaliação em Química as pesquisas relacionadas a Análise de questões/ programas de avaliação/ produções acadêmicas e publicações relacionadas ao Enem foram mais frequentes. Estudos como este trazem informações sobre os conhecimentos, temas e abordagens das linhas de pesquisas voltadas para a avaliação, ou seja, os aspectos que pesquisadores e educadores tem atribuído de importância ao investigar, interpretar, analisar e refletir sobre o processo avaliativo.
Abstract: The present research of qualitative evaluation carried out a study of the concluded works published in the ENPEC on the subject of Evaluation in Chemistry, in order to analyze how perceptions of educators and researchers, of the area of Chemistry Teaching, on the subject, there is no intention to characterize the Theme. As a methodology of data analysis for the analysis of a discursive analysis process and the designs assumed in the research of Broietti, Filho and Passos (2013a). For that, the work presented in the last three editions of the event was analyzed, totaling a collection of 74 papers, accepted in the section of the thematic line: Evaluation and Education in Science, of which 14 studies dealt with the Evaluation in Chemistry. For the interpretation of the data, the key words presented in the papers were highlighted, which characterize them, and three categories: 1) The use of evaluation instruments; 2) Analysis of evaluation questions / programs / academic productions and 3) Evaluation and training of teachers; Which allowed to delineate and characterize the research trends in the area of evaluation in the Teaching of Chemistry in recent years. As a result, we have been able to characterize the theme from a priori categories, confirming the evidences found in Broietti's work; Filho and Passos (2013a). We also find 5 more words and / or expressions that can be added in the research of the mentioned authors, which are: play activity; troubleshooting; Analysis of articles, academic productions and teaching and learning process. Among the articles related to the field of evaluation in Chemistry, the research related to Analysis of issues / evaluation programs / academic productions and publications related to Enem were more frequent. Studies such as this provide information about the knowledge, themes and approaches of research lines focused on evaluation, that is, the aspects that researchers and educators have attributed of importance when investigating, interpreting, analyzing and reflecting on the evaluation process.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7247
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_II_2016_02.pdf833,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.