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Título: Tratamento físico-químico de água de lavagem de veículos por flotação por ar dissolvido visando o reúso
Autor(es): Santos, Bruno Boaretto
Orientador(es): Costanzi, Ricardo Nagamine
Palavras-chave: Águas residuais
Água - Purificação - Flotação por ar dissolvido
Água - Reuso
Sewage
Water - Purification - Dissolved air flotation
Water reuse
Data do documento: 24-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: SANTOS, Bruno Boaretto. Tratamento físico-químico de água de lavagem de veículos por flotação por ar dissolvido visando o reúso. 2016. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.
Resumo: Atualmente, no setor industrial discorre-se sobre métodos e procedimentos para utilização da água disponível visando minimizar custos ambientais e evitar o descumprimento de leis ambientais mais rigorosas. Diante deste contexto, as empresas de transporte estão utilizando estratégias como o reúso de água para lavagem de veículos, economizando água potável para outros fins e diminuindo gastos monetários relacionados ao consumo excessivo de água. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar o sistema de tratamento físico-químico por meio da flotação por ar dissolvido (FAD) de uma empresa de ônibus do município de Londrina/Paraná. O coagulante tanino, considerado atóxico e efetivo em ensaios de flotação, foi utilizado neste trabalho. Doze ensaios de FAD foram realizados com diferentes concentrações, utilizando-se concentrações diferentes de coagulantes e pH por meio do Delineamento Composto Central Rotacional (DCCR). As variáveis condutividade elétrica, pH, cor aparente, DQO e Turbidez foram utilizadas como parâmetro de eficiência do processo de tratamento proposto. Por meio dos resultados, estabeleceu-se um ponto ótimo com a posterior análise de eficiência de sólidos suspensos, totais e voláteis; surfactantes e Nitrogênio Total (NTK). O estudo concluiu que o uso de um pH próximo de 6,5 se mostrou mais efetivo para uma concentração na faixa de 60 a 95 mg.L-1 de tanino. Também concluiu-se que o tempo de flotação exerce influência na remoção devido ao transporte de flocos para o efluente tratado com o uso de taxas maiores que 70 m3.m-2.d-1.
Abstract: Nowadays in the industrial sector, some methods and procedures are discoursed about the use of available water to minimize environmental costs and avoid the non-compliance with stricter environmental laws. In this context, transport companies are using strategies such as water reuse for vehicle washing, saving potable water for other purposes and reducing expenses related to excessive water consumption. Thus, the present work focus in analysing the physicochemical treatment system through Dissolved Air Flotation (DAF) of a bus company in the city of Londrina/Paraná. For this project, the coagulant tannin, considered effective in flotation tests and a non-toxic substance was used. Twelve FAD tests were performed using different pH and tannin concentrations by means of Central Composite Design (CCD). The variables tested were electrical conductivity, pH, apparent colour, COD and Turbidity and were used as parameters of efficiency of the proposed treatment process. By means of these results, it was established an optimum point with the later analysis of the efficiency of suspended, total and volatile solids; Surfactants and Total Nitrogen (NTK). The study concluded that the use of a pH close to 6.5 proved to be more effective at a concentration of tannin between 60 to 95 mg.L-1. It was also concluded that the flotation time exerts influence on the removal, due to the transport of flocs to the treated effluent with the use of rates greater than 70 m3.m-2.d-1.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7276
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