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Título: Caracterização física de resíduos sólidos gerados em ambiente escolar e eficiência de estratégias de sensibilização na qualidade da segregação na fonte
Título(s) alternativo(s): Physical characterization of solid waste generated at school and efficiency of awareness strategies at segregation’s quality at local of generation
Autor(es): Yoshida, Yuri Mendes Rosa
Orientador(es): Dal Bosco, Tatiane Cristina
Palavras-chave: Gestão integrada de resíduos sólidos
Educação ambiental
Coleta seletiva de lixo
Integrated solid waste management
Environmental education
Refuse collection
Data do documento: 21-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: YOSHIDA, Yuri Mendes Rosa. Caracterização física de resíduos sólidos gerados em ambiente escolar e eficiência de estratégias de sensibilização na qualidade de segregação na fonte. 2016. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.
Resumo: O gerenciamento adequado de resíduos sólidos é um dos grandes desafios da sociedade atual. A Lei Federal n. 12.305/2010, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, é considerada um marco para a gestão de resíduos em todo país, pois, estabelece princípios, responsabilidades e metodologias de gestão dos resíduos que visam seu adequado manejo. Associado ao disposto nesta Lei, no município de Londrina-PR, o Decreto Nº 769/2009, dentre outras providências, define as responsabilidades do grande gerador de resíduos sólidos. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo caracterizar e monitorar os resíduos sólidos gerados no Colégio Interativa de Londrina-PR - classificado como grande gerador - antes e após a execução de estratégias de sensibilização ambiental de sua comunidade escolar. O trabalho aconteceu em quatro etapas executadas durante quatro meses: diagnóstico (caracterização física dos resíduos e percepção da comunidade escolar sobre o descarte de resíduos); propostas de intervenção (ações de sensibilização ambiental como gincana solidária, palestras em sala de aula e monitoramento qualitativo das lixeiras); levantamento de dados pós-intervenções (análogo ao diagnóstico); e avaliação do processo. Para caracterizar os resíduos gerados, foram utilizados parâmetros físicos como geração per capita, composição gravimétrica e massa específica aparente; e a percepção da comunidade sobre o descarte de resíduos foi avaliada por meio da aplicação e análise de um questionário aos discentes, docentes e funcionários. Constatou-se que o Colégio gera, em média, 1.900 litros de resíduos sólidos por semana, sendo 22,5 % considerados como orgânicos e rejeitos e 77,5 % como recicláveis. Os resultados obtidos indicaram que as ações de sensibilização ambiental resultaram na melhoria do processo de segregação dos resíduos, reduzindo o descarte incorreto na fonte, porém não influenciaram nas características físicas dos resíduos. Após as intervenções, observou-se melhoria de desempenho dos entrevistados em 8 de 11 questões sobre o descarte de resíduos. Ressalta-se que o sucesso do projeto implantado no Colégio se deve ao comprometimento dos gestores e atores participantes do gerenciamento de resíduos na instituição, bem como no envolvimento de toda a comunidade escolar para a melhoria da qualidade de segregação dos resíduos, tornando este assunto, a pauta do dia.
Abstract: Proper solid waste management is one of the great challenges of today's society. Federal Law 12,305 / 2010, which establishes the National Solid Waste Policy, is considered a milestone for waste management in every country, as it establishes principles, responsibilities and methodologies for waste management aimed at its proper management. Associated to the provisions of this Law, in the city of Londrina-PR, Decree No. 769/2009, among other measures, defines the responsibilities of the big solid waste generator. In this context, the objective of this work was to characterize and monitor the solid waste generated in a school in Londrina-PR, classified as a major generator, before and after the implementation of environmental awareness strategies of its school community. The work was carried out in four stages during four months: diagnosis (physical characterization of the waste and perception of the school community about waste disposal); Proposals for intervention (environmental awareness actions such as solidarity gymnastics, lectures in the classroom and qualitative monitoring of bins); Post-intervention data collection (analogous to diagnosis); And evaluation of the process. To characterize the residues generated, physical parameters such as per capita generation, gravimetric composition and apparent specific mass were used, and the community's perception about waste disposal was evaluated through the application and analysis of a questionnaire to students, teachers and employees. It was verified that the school generates, on average, 1,900 liters of solid waste per week, being 22,5 % considered as organic and wastes and 77,5 % as recyclable. The results indicated that the environmental awareness actions resulted in the improvement of the waste segregation process, reducing the incorrect disposal at the source, but did not influence the physical characteristics of the waste. Following the interventions, interviewees' performance improvement was observed in 8 out of 11 questions on waste disposal. It should be noted that the success of the project implemented in the school is due to the manager's commitment and actors involved in waste management in the institution, as well as the involvement of the entire school community to improve the quality of waste segregation, the agenda of the day.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7306
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