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Título: Projeto estrutural de um aeromodelo nos requisitos da competição SAE Brasil aerodesign - classe regular
Título(s) alternativo(s): Structural project of a model airplane in the requirements of SAE Brazil aerodesign competition - regular class
Autor(es): Gonçalves, Luiz Fernando
Orientador(es): Nakaura, Marcio Tadayuki
Palavras-chave: Aeronaves
Aviões - Modelos
Dinâmica dos fluidos
Airships
Airplanes - Models
Fluid dynamics
Data do documento: 2-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: GONÇALVES, Luiz Fernando. Projeto estrutural de um aeromodelo nos requisitos da competição SAE Brasil aerodesign - classe regular. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: Esta monografia tem como finalidade projetar a estrutura de um aeromodelo que respeite os re- quisitos determinados pelo regulamento da competição SAE Brasil AeroDesign - Classe Regular. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre aeromodelos, fundamentos da dinâmica dos fluidos, e dimensionamento de estruturas aeronáuticas. O aeromodelo projetado, utiliza asa retangular de perfil Selig 1210. A fuselagem é de estrutura treliçada. A empenagem é do tipo convencional, retangular na superfície horizontal e trapezoidal na superfície vertical, utilizando o perfil NACA 0012. O trem de pouso é do tipo triciclo e o motor utilizado será o O.S. 0.55 AX. A massa do aeromodelo aproximado ficou em torno de 2,3 kg com capacidade de transporte de carga de 2,8 kg.
Abstract: This monograph aims to design the structure of a model airplane that respects the requirements determined by the regulation of the competition SAE Brazil AeroDesign - Regular Class. A literature review was carried out on model aircraft, fundamentals of fluid dynamics, and design of aeronautical structures. The model airplane designed has rectangular wing with Selig 1210 airfoil. The fuselage is designed with truss structure. The empennage selected is arranged in a conventional type, rectangular on the horizontal stabilizer and trapezoidal on the vertical stabilizer, using the airfoil NACA 0012. The landing gear is arranged in a tricycle type and the engine is the O.S. 0.55 AX. The mass of the model aircraft resulted in approximate 2.3 kg with freight carrying capacity of 2.8 kg.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7341
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