Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7405
Título: Ensino e aprendizagem de química: uma investigação sobre a prática pedagógica na perspectiva do mobile learning
Título(s) alternativo(s): Chemistry teaching and learning: a research about the pedagogical practice in mobile learning perspective
Autor(es): Bernardi, Cintia Melo
Orientador(es): Barbeta, Claudia de Faria
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino
Prática de ensino
Sistemas de comunicação móvel
Chemistry - Study and teaching
Student teaching
Mobile communication systems
Data do documento: 15-Out-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: BERNARDI, Cintia Melo. Ensino e aprendizagem de química: uma investigação sobre a prática pedagógica na perspectiva do mobile learning. 2016. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.
Resumo: O avanço tecnológico na sociedade, especialmente relacionado às ciências, às tecnologias na educação e suas metodologias de ensino, levam-nos a repensar o processo pedagógico, principalmente seus efeitos no aprendizado dos alunos. Esse cenário tem incentivado os educadores a reverem suas ações e o seu papel no aprimoramento da sua prática educativa, analisando seus conceitos didático-pedagógicos e buscando uma adequação pedagógica ao atual momento. Desse modo, ao observar o crescente uso e familiaridade dos alunos com as Tecnologias Móveis Sem Fio surge o desejo de investigar o potencial dessas tecnologias, em especial tablets e smartphones como ferramentas para o processo ensino e aprendizagem em Química, mais especificamente no que diz respeito à Tabela Periódica, no contexto dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Portanto, o presente trabalho buscou estimular os alunos a conhecerem a tabela periódica e os elementos químicos que a compõem através de um aplicativo para smartphones e tablets. Nesse sentido, todos os alunos entrevistados afirmaram de forma unânime que esses recursos são extremamente importantes, pois além de aprender o conteúdo de uma maneira divertida, interativa ele se torna mais interessante e os alunos se sentem mais entusiasmados com a disciplina e com os estudos em si.
Abstract: Society`s techonological advances, especially related to the sciences, education technologies and their teaching methodologies, lead us to rethink the educational process, especially its effects on student learning. This scenario has encouraged educators to review their actions and their role in the improvement of their educational practice, analyzing their didactic and pedagogical concepts and seeking na adaptation to the current moment. Thus, observing the increased use and familiarity of students with the Mobile Technologies Wireless comes the desire to investigate the potential of these technologies, particularly tablets and smartphones as tools for teaching and learning process in chemistry, more specifically in about the Periodic Table, in the context of students in the 9th grade of elementary school. Therefore, the present study has a purpose of stimulate students to Know the periodic table and the chemical elements that students interviewed said unanimously that these resources are extremely important because in addition to learning content in a fun and interactive way, it becomes more interesting and students feel more enthusiastic about the discipline and studies in itself.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7405
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_II_2016_04.pdf946,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.