Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7407
Título: Tecnologias da informação e comunicação como um meio para a transição da escola tradicional para a nova escola: algumas reflexões
Título(s) alternativo(s): Information and comunication technologies as a way for the traditional school transition to the new school: some reflections
Autor(es): Bueno, Eduardo Fernandes
Orientador(es): Trevisan, André Luis
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Ensino
Aprendizagem
Avaliação educacional
Information technology
Teaching
Learning
Education - Evaluation
Data do documento: 15-Out-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: BUENO, Eduardo Fernandes. Tecnologias da informação e comunicação como um meio para a transição da escola tradicional para a nova escola: algumas reflexões. 2016. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.
Resumo: Este trabalho tem o intuito de discutir alguns pontos sobre Educação Básica, especialmente práticas pedagógicas e de ensino e de aprendizagem no Ensino Médio, bem como práticas de Avaliação Educacional e Sistemas de Avaliações da Educação Básica (SAEB), da Educação do Paraná (SAEP), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Relacionar a Educação Básica e os processos de ensino e de aprendizagem às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Fazer breves análises sobre as mudanças geracionais (baby boomer, X, Y e Z) e as mudanças sociais e tecnológicas neste século XXI. Refletir e problematizar se há aproximação ou distanciamento das práticas pedagógicas e as TIC em ambientes escolares. Algumas reflexões sobre as práticas escolares “tradicionais de ensino e de aprendizagem” e os “novos” comportamentos dos alunos conectados nas TIC: reflexões sobre a escola tradicional e a “nova escola”.
Abstract: The aim of this work is to discuss some points on Basic Education, especially teaching methods and teaching and learning in High School, as well as Assessment practices and Basic Education Systems Reviews (SAEB), of Paraná Education (SAEP), National High School Exam (NHSE) and of the State University of Londrina Vestibular (UEL). To relate basic education and teaching and learning practices to Information and Communication Technologies (ICTs). Make brief analysis on generational changes (baby boomer, X, Y and Z) and the social and technological changes in this XXI century. To reflect and discuss whether there is an approach or distancing of pedagogical practices and ICT in school settings. Some reflections on the “traditional teaching and learning” school practices and the “new” behaviors of students connected in ICT: reflections on traditional school and “new school”.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7407
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_II_2016_07.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.