Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7409
Título: Educação a distância na rede pública do estado de São Paulo: método pedagógico que melhora a atuação do professor no mundo digital?
Título(s) alternativo(s): Distance education in the public network of the state of São Paulo: pedagogical method that improves the teacher's performance in the digital world?
Autor(es): Cavalcanti, Júlio César Holanda da Rocha
Orientador(es): Guerrini, Daniel
Palavras-chave: Ensino à distância
Professores - Formação
Letramento digital
Inclusão digital
Distance education
Teachers, Training of
Computer literacy
Digital divide
Data do documento: 16-Out-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: CAVALCANTI, Júlio César Holanda da Rocha. Educação a distância na rede pública do estado de São Paulo: método pedagógico que melhora a atuação do professor no mundo digital?. 2016. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.
Resumo: O presente trabalho explora uma alternativa de melhorar a atuação do professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem no atual contexto de cibercultura, através da utilização de plataformas de Educação a Distância (EAD). Para isso, utilizamos como referência o ambiente virtual de aprendizagem da escola de formação e aperfeiçoamento dos professores do estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (AVA-EFAP). Para análise desse ambiente, será utilizado o guia de utilização AVA-EFAP, informações obtidas do site da EFAP, assim como da obra Quantidade é Qualidade, sendo essa última análise oficial sobre a EAD na preparação de docentes do estado de São Paulo. Também foram coletados regulamentos de cursos oferecidos pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEESP). Toda nossa análise terá como fundamento teórico o conceito de letramento digital (LD) dentro de uma perspectiva psicológica histórico-cultural de Lev Vigotsky, como forma de verificar o potencial formativo dessa plataforma EAD em seu intuito de qualificar docentes. Por meio desses instrumentos pretende-se fazer uma reflexão sobre a formação continuada e inclusão digital (ID) do professor inserido em seu ambiente de trabalho.
Abstract: The present work explores an alternative to improve the performance of the teacher as mediator of the teaching-learning process in the current context of cyberculture, through the use of distance education platforms. For this, we use as reference the virtual learning environment of the "Paulo Renato Costa Souza" (AVA-EFAP) training and improvement school for teachers in the state of São Paulo. To analyze this environment, we will use the AVA-EFAP user guide, information obtained from the EFAP website, as well as the Quantity and Quality work, the latter being an official analysis of the EAD in the preparation of teachers from the state of São Paulo. Regulations were also collected for courses offered by the State Department of Education of São Paulo (SEESP). All our analysis will be based on the concept of digital literacy (LD) within a historical-cultural psychological perspective of Lev Vigotsky, as a way of verifying the formative potential of this EAD platform in order to qualify teachers. Through these instruments we intend to reflect on the continuing education and digital inclusion (ID) of the teacher inserted in his / her work environment.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7409
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_II_2016_11.pdf828,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.