Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7410
Título: Webquest: uma proposta para o ensino de modelos atômicos
Autor(es): Anjos, Luiz Carlos Giachello dos
Orientador(es): Dutra, Alessandra
Palavras-chave: Ferramentas de busca na Web
Internet na educação
Química - Estudo e ensino
Átomos - Modelos
Web search engines
Internet in education
Chemistry - Study and teaching
Atoms - Models
Data do documento: 15-Out-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: ANJOS, Luiz Carlos Giachello dos. Webquest: uma proposta para o ensino de modelos atômicos. 2016. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.
Resumo: Esta pesquisa relata a aplicação de uma WebQuest sobre os conceitos de modelos atômicos em uma turma do primeiro ano do ensino médio. Tem como objetivo investigar o comportamento, motivação e desempenho dos alunos frente à utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) bem como fazer uma reflexão sobre a possibilidade de interação e a troca de experiências entre alunos neste tipo de atividade. . A WebQuest tem demonstrado ser uma estratégia didática efetiva para introduzir alunos e professores no uso educativo da Internet estimulando a investigação e o pensamento crítico. Boas WebQuest’s têm demonstrado, através de atividades cooperativas, aprendizagens bastante significativas e motivadoras para a aprendizagem. Aliada a metodologia WebQuest analisou-se a mediação do professor na construção do conhecimento no ensino de Química, como um suporte e complemento à introdução das novas tecnologias, rompendo com a ideia de que o ensino através de recursos de informática implica na desvalorização do profissional do professor.
Abstract: This research describes the application of a WebQuest on the concepts of atomic models in a first year high school class. It aims to investigate the behavior, motivation and performance of students against the use of new information and communication technologies (ICT) as well as to reflect on the possibility of interaction and exchange of experiences among students in this type of activity. The WebQuest has proven to be an effective teaching strategy to introduce students and teachers in the educational use of the Internet by stimulating research and critical thinking. Good WebQuest's have shown, through cooperative activities, very significant learning and motivating for learning. Coupled with WebQuest methodology analyzed the mediation of the teacher in the construction of knowledge in the teaching of chemistry, as a support and complement the introduction of new technologies, breaking with the idea that education through computer resources implies the devaluation of the professional teacher.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7410
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_II_2016_12.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.