Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7411
Título: Matriz de habilidades e competências para o trabalho com leitura no ensino fundamental II
Título(s) alternativo(s): Matrix of skills and competences for working with reading in Elementary School II
Autor(es): Castilho, Nilson Douglas
Orientador(es): Dutra, Alessandra
Palavras-chave: Língua portuguesa - Estudo e ensino
Compreensão na leitura
Aprendizagem
Portuguese language - Study and teaching
Reading comprehension
Learning
Data do documento: 15-Out-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: CASTILHO, Nilson Douglas. Matriz de habilidades e competências para o trabalho com leitura no ensino fundamental II. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma ação para regulação das aprendizagens a partir da elaboração de uma Matriz de referência que, por meio de sentenças descritoras, seja produtiva para construção de planejamentos de professores de Língua Portuguesa na prática do ensino da leitura. Descreve também a importância da articulação entre os eixos estruturantes no ensino da língua materna, considerando como a leitura está em diálogo constante com as outras grandes competências da Linguagem: ler, escrever e ouvir. Apresenta conceitos de aprendizagem significativa partindo da concepção de Competências e Habilidades, promovendo, assim, a gestão de sala de aula por meio de resultados mais concretos e mais fáceis de serem visualizados. Discorre, de modo reflexivo, acerca dos desafios de um grupo de professores na implementação da matriz em sua prática, trazendo como resultado a efetivação de material de cunho avaliativo tanto para o professor, como para o aluno.
Abstract: This research presents an action for regulation of learning from the development of a Reference Pattern, through descriptor sentences, is beneficial for the Portuguese Language teacher planning in practice of reading instruction. It also describes the importance of coordination between the structural axes in the native language teaching, considering how the reading is in constant dialogue with the other great skills of the language: reading, writing and listening. It presents significant learning concepts starting from the design skills and abilities, thus promoting classroom management through more concrete and easier to displayed results. Talks, reflective way, about the challenges of a group of teachers in the implementation of the Reference Pattern in their practice, bringing as a result the effectiveness of evaluative nature material both for the teacher and for the student.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7411
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_II_2016_14.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.