Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7429
Título: Proposta de uma metodologia para o planejamento das necessidades de matérias primas em uma indústria do setor de embalagem de polpa moldada
Título(s) alternativo(s): Develop a planning model to the needs of raw materials in an industry of molded fiber packaging sector
Autor(es): Andrade, Fernanda Gomes de
Orientador(es): Garcia, Juan Carlos Claros
Palavras-chave: Embalagens - Indústria
Planejamento da produção
Controle de estoque
Administração de material
Package goods industry
Production planning
Inventory control
Materials management
Data do documento: 22-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Referência: ANDRADE, Fernanda Gomes de. Proposta de uma metodologia para o planejamento das necessidades de matérias primas em uma indústria do setor de embalagem de polpa moldada. 2016. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016.
Resumo: A utilização de diferentes embalagens tornou-se ponto de estratégia competitiva com relação a uma distribuição mais eficiente dos produtos. O setor de embalagem de polpa moldada apresenta alto potencial de crescimento. As empresas visam reduzir os custos de produção e entregar seus produtos dentro do prazo prometido aos clientes, e para solucionar esses trade-offs é necessário utilizar-se do planejamento. O Planejamento das Necessidades de Materiais (MRP) permite a realização de simulações com as compras de materiais se baseando na previsão da demanda e da produção, de maneira a auxiliar nas tomadas de decisões. O estudo tem o objetivo de propor uma metodologia para o planejamento das necessidades de matérias primas em uma indústria do setor de embalagem de polpa moldada. E assim analisar a acurácia da previsão da demanda da empresa, propor modelo de gestão de estoques e definir os parâmetros necessários para o cálculo do MRP. Trata-se de um estudo de caso aplicado a uma indústria de embalagens de polpa moldada. Os principais resultados tratam-se da gestão de estoques, com objetivo de controlar e reduzir os níveis de estoques, de reduzir os trabalhos manuais e de informatizar o sistema, e da metodologia para o MRP, que permite ter visão de curto prazo dos planos de produção, realizar o planejamento das compras de matérias primas e priorizar a produção de determinados produtos. Ao fim, pode-se otimizar os níveis de estoques, reduzir custos com estoques e atender aos prazos dos clientes.
Abstract: The use of different packaging has become a means of competitive strategy regarding a more efficient distribution. The molded fiber packaging sector presents a high potential for growth. Organizations aim to reduce production costs and deliver products within the promised lead time, and to solve these trade-offs it is necessary to develop plans. The Material Requirements Planning (MRP) allows carrying out simulations with material purchases based on demand and production forecast, supporting decision making. This paper aims to propose a new method for raw material requirements planning in a molded fiber packaging company and, this way, analyze the accuracy on the demand forecast, propose an inventory management model and define the necessary parameters for calculating MRP. This paper is a case study conducted in a molded fiber packaging company. The main results comprise inventory management, with the objective of controlling and reducing inventory levels, reducing manual work and computerizing the system, and the proposed method for MRP, which allows a short-term vision of the production plans, conducting raw material purchase planning and prioritizing the production of certain products. Lastly, inventory levels can be optimized, costs can be reduced and deadlines for client’s orders can be met.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7429
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAENP_2016_1_07.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.