Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7504
Título: Construção e implantação de horta escolar no Colégio Rocha Pombo no município de Pato Branco com base em elementos e princípios básicos do paisagismo
Título(s) alternativo(s): Construction and implement of growing spaces at Rocha Pombo School in Pato Branco city based in design tools
Autor(es): Shimosaka, Agnes Mitsuyo
Orientador(es): Ferronato, Marlene de Lurdes
Palavras-chave: Horticultura
Arquitetura paisagística
Hábitos alimentares
Horticulture
Landscape architecture
Food habits
Data do documento: 2-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: SHIMOSAKA, Agnes Mitsuyo. Construção e implantação de horta escolar no Colégio Rocha Pombo no município de Pato Branco com base em elementos e princípios básicos do paisagismo. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: O desconhecimento sobre a origem dos alimentos é fato comum entre crianças em diversas comunidades. Exemplos no mundo ajudam a esclarecer para crianças a origem e funcionalidade dos alimentos. As hortas têm sido utilizadas como ferramenta de educação para suprir essa deficiência. Na construção das hortas é de senso comum as fazerem da forma mais simples, canteiros retos com plantas dispostas em fileiras entretanto, como a agricultura por si só é uma arte da natureza com suas texturas, linhas, formas e cores nesse projeto foi usufruído do paisagismo na construção da horta para deixar a atividade mais interessante e mais atrativa tanto para crianças como para adultos usando o paisagismo de maneira pratica e funcional. Um exemplo grandioso dessa técnica é observado no Jardim Ornamental do Castelo de Villandry, na França. O trabalho resultou em um projeto harmonioso, equilibrado e convidativo, despertando sentimentos de alegria e outros. O uso da área escolhida no Colégio Rocha Pombo também ajudou a promover melhor ocupação do espaço, tornando um ambiente revitalizado, uma vez que esse local já foi o parquinho do colégio e encontrava-se inativado e sem brinquedo.
Abstract: The unfamiliarity about the origin of food, is common among children in different communities. Examples in the world help to clarify for children the origin and functionality of food. The vegetable gardens have been used as an education tool to compensate for this deficiency. In the construction of vegetable gardens, it is common sense to make it in the simplest forms, straight beds with plants arranged in rows. However, as agriculture alone is an art of nature with its textures, lines, shapes and colors, in this project the design tools was used in the construction of the garden, to make the activity more interesting and more attractive for both children and adults. Using design in a practical and functional way. A great example of this technique is observed in the Ornamental Kitchen Garden of the Castle of Villandry, France. The work resulted in a harmonious, balanced and attractive project, arousing feelings of joy and others. The use of the chosen area in the Elementary School Rocha Pombo also helped to promote a better occupation of the space. Transforming it in a revitalized environment. Since this place used to be the playground of the school and was inactivated and without any toy.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7504
Aparece nas coleções:PB - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COAGR_2016_01.pdf8,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.