Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7571
Título: Uso de ferramenta específica no ensino de solos em escolas da rede pública do município de Pato Branco
Título(s) alternativo(s): Use of specific tool in the teaching of soil in public schools of the municipality of Pato Branco - PR
Autor(es): Mendes, Thais Aparecida
Orientador(es): Mello, Nilvania Aparecida de
Palavras-chave: Degradação ambiental
Solos - Análise
Solos
Environmental degradation
Soils - Analysis
Soils - Study and teaching
Data do documento: 6-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: MENDES, Thais Aparecida. Uso de ferramenta específica no ensino de solos em escolas da rede pública do município de Pato Branco. 2016. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: A degradação ambiental é um tema de suma importância para a sociedade atual, entretanto, a mesma sociedade possui pouca sensibilidade e conhecimento em relação ao assunto. O solo, que possui papel relevante no ambiente, ainda é pouco conhecido ou estudado, especialmente no ensino fundamental, considerada por muitos como a época ideal para formar os valores dos futuros cidadãos. Este desconhecimento faz com que o tema solo seja pouco valorizado pela sociedade, o que torna a educação em solos uma prática importante que deve ser adotada nas mais diversas etapas de ensino. O respectivo trabalho foi realizado nas escolas Antônio Cadorin, União e Jardim Primavera, todas da rede pública do município de Pato Branco – PR com alunos da terceira série do ensino fundamental. O objetivo do presente trabalho é avaliar através da aplicação de questionários a professores e alunos o grau de conhecimento de ambas as partes sobre o solo, bem como realizar uma explanação do conteúdo com auxílio de uma ferramenta específica, visando verificar se esse tipo de estratégia apresenta resultado positivo em sala de aula.
Abstract: The environmental degradation is a matter of great importance for the present society, however, the same society has little sensitivity and knowledge on the subject. Soil, which has a relevant role in the environment, is still little known or studied, especially in elementary school, considered by many as the ideal time to form the values of future citizens. This ignorance makes the soil theme little valued by society, which makes soil education an important practice that must be adopted in the most diverse stages of teaching. The respective academic work was accomplished in the schools Antônio Cadorin, União and Jardim Primavera, all from the public network of the municipality of Pato Branco – PR with the students of the third grade of elementary school. The object of the present work is to evaluate the degree of knowledge of both parties on the soil by applying questionnaires to teachers and students, as well as to perform an explanation of the content with the help of a specific tool, in order to verify if this type of strategy presents positive result in the classroom.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7571
Aparece nas coleções:PB - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COAGR_2016_35.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
613,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.