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Título: Implantação de uma área com paisagismo interativo no câmpus UTFPR - Dois Vizinhos
Título(s) alternativo(s): Implantation of an area with interactive landscaping on campus UTFPR - Dois Vizinhos
Autor(es): Matos, Aline Oliveira de
Orientador(es): Brun, Flávia Gizele König
Palavras-chave: Arquitetura paisagística - Dois Vizinhos (Paraná)
Plantas venenosas
Sustentabilidade
Landscape architecture - Dois Vizinhos (Paraná)
Poisonous plants
Sustainability
Data do documento: 6-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Referência: MATOS, Aline Oliveira de. Implantação de uma área com paisagismo interativo no câmpus UTFPR - Dois Vizinhos. 2017. 133 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2017.
Resumo: O conceito de paisagismo esta ligado a uma técnica que visa o projeto, planejamento, gestão e preservação de espaços livres, urbanos ou rurais, a fim de organizar o espaço externo e harmonizar-lo com a natureza e edificações. Este estudo é baseado em critérios estéticos e na relevância dos elementos naturais, principalmente a vegetação. O projeto paisagístico tem o objetivo de atender as vontades, exigências e necessidades dos usuários, através de uma distribuição qualitativa e utilitária dos espaços. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é desenvolver um projeto paisagístico interativo como forma de ampliação do arboreto para o uso da comunidade acadêmica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Dois Vizinhos. Para isso será feita a indicação de uma edificação sustentável, com sua cobertura formada por um telhado verde, como área de convivência destinada a alunos e servidores. Um jardim filtrante será desenvolvido visando o paisagismo sustentável através do reuso de “água cinza” doméstica, a fim de demonstrar a comunidade acadêmica sobre novas técnicas de economia de água. Um jardim de plantas tóxicas será desenvolvido como modo alerta sobre os riscos de intoxicação causado por plantas que são usualmente utilizadas de em jardins de forma ornamental. Para de incluir socialmente pessoas com necessidades especiais, um jardim sensorial será desenvolvido. Pessoas que não possuem nenhum tipo de limitação física também poderão utilizar este espaço a fim de experimentar novas sensações e desenvolver sentidos que normalmente não são utilizados em um dia normal. Para isso, utilizou-se o programa AutoCAD® para projeções em 2D. Tal projeto é de grande valia para a comunidade acadêmica desta instituição de ensino, pois este abrange diversos assuntos e questões que deveriam ser mais discutidos dentro do sistema educacional universitário e também como complexo de visitação aberta a população, como forma de extensão sobre temáticas pertinentes a plantas tóxicas, necessidades especiais e acessibilidade e o uso de plantas para a redução de poluição e filtragem de águas.
Abstract: The landscaping concept is linked to a technique that aims the designing, planning, management and preservation of open spaces, urban or rural, in order to organize the external areas and harmonize it with the nature and buildings. This study is based on aesthetic criteria and the relevance of natural elements, mainly vegetation. The landscaping project aims to meet the desires, demands and needs of users, through a qualitative and utilitarian distribution of spaces. Based on it, the aim of this study is to develop an interactive landscape design as means of expanding the arboretum to the use of the academic community of the Federal Technological University of Paraná, campus Dois Vizinhos. A sustainable building with a green roof will be indicated, so it could be used as a living area for students and servers. A “grey water” garden will be developed through the reuse of greywater, as part of the sustainable landscaping project with the purpose of demonstrating to the academic community new techniques of water saving. A poison garden will be set up to warn the population about the poisoning risks caused by plants that are commonly used in gardens as ornamental form. In order to socially include people with special needs, a sensory garden will be developed, this garden also will be used by people who does not have any physical limitation so they can try different sensations, and develop senses which are not normally used in a common day. AutoCAD® was used to project the different gardens of this project. Finally, this study has grate importance to the academic community of this educational institution, because it covers many topics and issues that should be discussed within the university education system, as well as open visitation complex for the population, as way of extension on relevant themes, such as: toxic plants risks, special needs and accessibility and use of plants to reduce water pollution and filtering.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7607
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