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Título: Estudo de caso: reaproveitamento alimentar como estratégia no combate à insegurança alimentar e nutricional
Título(s) alternativo(s): Reuse strategy to combat food insecurity and food nutricional
Autor(es): Scremin, Jane Elaine
Orientador(es): Bortolozo, Eliana Aparecida Fagundes Queiroz
Palavras-chave: Alimentos - Reaproveitamento
Alimentos - Avaliação sensorial
Estudantes
Política alimentar
Food - Recycling
Food - Sensory evaluation
Students
Nutrition policy
Data do documento: 4-Jul-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Referência: SCREMIN, Jane Elaine. Estudo de caso: reaproveitamento alimentar como estratégia no combate à insegurança alimentar e nutricional. 2012. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral avaliar, por meio de um estudo de caso, a viabilidade de se propagar e incentivar o preparo de produtos a partir do aproveitamento integral de alimentos, como estratégia para combater a insegurança alimentar e nutricional. Quanto aos objetivos específicos, foram considerados: realizar oficinas referentes ao tema; elaborar seis formulações, utilizando-se o conceito de alimento integral; analisar a aceitação das formulações por meio da análise sensorial. O estudo foi realizado na Escola Especial de Educação Mãos de Luz - APAE, localizada no município de Reserva - PR. Contou com 50 sujeitos (estudantes), de ambos os gêneros. Foram realizadas quatro oficinas teóricas e seis práticas a fim de se demonstrar a importância de uma alimentação saudável e o aproveitamento global dos alimentos. Foram elaboradas seis formulações com reaproveitamento de partes de vegetais que costumam ser normalmente desperdiçadas, mas que foram aceitas sensorialmente, comprovando que é possível introduzir estes alimentos em escolas e lares brasileiros. Para análise sensorial dos produtos elaborados, optou-se pelo método sensorial afetivo, que visa avaliar a aceitação e preferência dos provadores sobre um determinado produto. As oficinas teóricas e práticas demonstraram que a educação nutricional é eficiente e propulsora de mudanças alimentares, estendendo-se também aos familiares dos escolares envolvidos. Ao avaliar a aceitabilidade das formulações, comprovou-se que as bebidas e a geleia de cascas de legumes e frutas foram as formulações que atingiram melhor aceitabilidade.
Abstract: This study aimed to evaluate, through a case study, the feasibility of spread and encourage the preparation of products from full use of food as a strategy to combat food insecurity and nutrition. The specific objectives were considered: hold workshops on the subject; produce six formulations, using the concept of whole food, consider the acceptance of the formulations by means of sensory analysis. The study was conducted at the School of Special Education Hands of Light - APAE, located in Reserva - PR. Consisted of 50 subjects (students), of both genders. There were four theoretical and practical workshops in order to demonstrate the importance of healthy eating and overall utilization of food. Six formulations were developed with reuse of parts of plants that tend to be normally wasted, but were sensorially acceptable, showing that it is possible to introduce these foods in schools and homes in Brazil. For sensory analysis of the products obtained, we chose affective sensorial method, which aims to assess the acceptability and preference of the tasters on a particular product. The theoretical and practical workshops have shown that nutrition education is efficient propulsion and dietary changes, extending also to the families of the students involved. In assessing the acceptability of the formulations, it was shown that the drinks and jelly vegetable peelings and fruit were the best formulations reached acceptability.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7696
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