Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7756
Título: Avaliação do nível de maturidade do sistema de gestão da qualidade de uma empresa de cosméticos
Título(s) alternativo(s): Evaluation of maturity level of the quality management system of a cosmetics company
Autor(es): Egidio, Talita Tavares
Orientador(es): Piekarski, Cassiano Moro
Palavras-chave: Cosméticos
Controle de processo
Gestão da qualidade total
Cosmetics
Process control
Total quality management
Data do documento: 23-Set-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Referência: EGIDIO, Talita Tavares. Avaliação do nível de maturidade do sistema de gestão da qualidade de uma empresa de cosméticos. 2016. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná́, Ponta Grossa, 2016.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar o nível de maturidade do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma empresa de cosméticos. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica, sendo analisados os artigos disponíveis, na base Periódicos CAPES, relacionados aos temas de gestão da qualidade, gestão por processos e modelos de maturidade. Após o levantamento de alguns modelos de maturidades existentes na literatura, foi eleito um dos modelos para ser aplicado em uma empresa de cosméticos. Depois dessa escolha, o modelo foi aplicado por meio de um questionário que foi respondido pelos gestores da área da qualidade. Com as respostas do questionário foi realizada uma análise dos resultados obtidos. Como resultado foram estabelecidos os níveis de maturidade do sistema de gestão da qualidade que a empresa se encontra. Foram sugeridas melhorias para aumentar o nível de maturidade da empresa, considerando as ferramentas da qualidade. As principais propostas foram: investir na capacitação de pessoas;; quantificar custos de falha externa e interna por meio de indicadores estratégicos;; consolidar o programa de Qualidade Assegurada;; focar mais na satisfação do cliente e não na insatisfação e criar uma cultura voltada para a gestão do conhecimento.
Abstract: This study aimed to evaluate the maturity level of the Quality Management System (QMS) of a cosmetics company, applying a theoretical model. For this, a literature review was conducted, and articles that were available at Journals Portal CAPES regarding quality management theme, process management and maturity models, were analyzed. After searching some existing maturity models in the literature, one model was chosen to be applied to the case study of a cosmetic company. After the choice, the model was applied by means of a questionnaire, which was answered by managers of the Quality Department. With the questionnaire answers, the analysis results were done. As a result, levels of maturity of the quality management system were established. Improvements have been suggested to increase the company’s maturity level, considering the quality tools. The main suggestions are: investing in training people;; quantifying internal and external failure costs through strategic indicators;; consolidate the Quality Assured program;; focus more on customer satisfaction and not in dissatisfaction and create a culture for knowledge management.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7756
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAENP_2016_2_02.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.